IBOPE realiza pesquisa em cidades do RN para criação de políticas públicas para Covid-19

Além de entrevistas, serão aplicados testes rápidos de Covid-19 nos participantes da pesquisa — Foto: Ministério da Saúde

Três cidades do Rio Grande do Norte são alvo do estudo que quer precisar de que forma o novo coronavírus está se propagando em todo o Brasil: Natal, Caicó e Mossoró. O Ibope Inteligência é quem aplica a pesquisa, que está sob coordenação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto já foi iniciado em terras potiguares.

De acordo com o Ministério da Saúde, que é quem financia os trabalhos, a intenção é criar políticas públicas “mais eficientes” sobre o comportamento da Covid-19 no Brasil a partir da coleta de dados feita no levantamento, que foi denominado “Evolução da Prevalência de Infecção por COVID-19”.

Ao todo, segundo o MS, 99.750 pessoas de 133 municípios de todas as regiões do país serão submetidas ao teste rápido (sorologia), que detecta se a pessoa já teve a doença, além de responderem aos questionários dos pesquisadores. Foram enviados 150 mil testes rápidos para viabilizar a ação.

Durante a pesquisa, as pessoas são entrevistadas e testadas em casa, por meio de sorteio aleatório. Se o resultado do teste der positivo, os profissionais entregam informativo com orientações e repassam o contato do participante para a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que ficará responsável por informar as secretarias de saúde locais para acompanhamento e suporte dos casos.

O Ministério diz que os dados coletados servirão de base para estimar o percentual de brasileiros infectados, avaliar os sintomas mais comumente relatados, estimar recursos hospitalares necessários ao enfrentamento da pandemia e permitir o desenho de estratégias para abrandar as medidas de isolamento social.

Todo morador que aceitar participar da pesquisa terá que assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que informa sobre os objetivos, procedimentos, possíveis riscos, sigilo dos dados, voluntariedade da participação, entre outros aspectos. Os moradores adolescentes e/ou adultos legalmente incapazes receberão o Termo e terão que ser autorizados pelos pais e/ou responsável para participar.

Com relação às cidades potiguares escolhidas para a produção de amostra para a pesquisa, o Ministério da Saúde afirma que, até este sábado (17), 20 pessoas de Natal, 44 de Mossoró e quatro de Caicó participaram. A coleta segue em andamento.