Deputados criticam paralisação das obras na Barragem de Oiticica

Parlamentares se posicionaram contrários à determinação do Governo do Estado — Foto: Eduardo Maia

A manutenção da paralisação das obras na Barragem de Oiticica em função da pandemia do novo coronavírus foi criticada na Sessão Ordinária por videoconferência desta quinta-feira (14) da Assembleia Legislativa. Os deputados Nelter Queiroz (MDB), Gustavo Carvalho (PSDB) e Getúlio Rêgo (DEM) se posicionaram contrários à determinação do Governo do Estado de paralisação até passar o momento crítico da doença.

“A governadora Fátima publicou decreto que incluiu a construção civil entre os serviços essenciais, mas disse para não retomar as obras da Barragem de Oiticica. Ela poderia determinar, como já sugeri aqui, o exame nos trabalhadores e quem testar positivo se tratar. Proibir é atraso para nosso Estado”, argumentou Nelter Queiroz. O deputado Gustavo Carvalho ressaltou a assinatura de protocolo de segurança que deve ser cumprido pelos trabalhadores da construção civil da Barragem de Oiticica, enquanto Getúlio Rêgo destacou a importância da obra para o RN.

Fazendo um contraponto, Francisco do PT leu nota para mostrar que a decisão pela manutenção da paralisação das obras da barragem não foi unilateral. “Tenho aqui uma nota do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção da Barragem de Oiticica que concorda em manter as obras suspensas até o dia 20 de maio. Depois dessa data será reavaliada a situação”, explicou.

Ao anunciar o falecimento de uma pessoa próxima de seu convívio profissional, o deputado Sandro Pimentel (PSOL) voltou a reforçar a necessidade na tomada de medidas que previnam a disseminação do coronavírus. “É real e está tirando muitas vidas”, disse.

As medidas para conter os efeitos provocados pela Covid-19 continuaram pautando as falas dos deputados. Enquanto Ubaldo Fernandes (PL) pedia sensibilidade das escolas particulares das cidades da Grande Natal, a exemplo de Mossoró que, após Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) concederão desconto de 20% nas mensalidades, o deputado Vivaldo Costa (PSD) ressaltou a importância de unir forças para priorizar o cuidado com a saúde da população mais carente. “A economia vai sofrer, todo mundo sabe, mas a vida perdida não tem recuperação”, refletiu.

Lockdown e economia
A deputada Cristiane Dantas (SDD) é contra o lockdown no RN. A medida foi solicitada pelo Sindicato dos trabalhadores em saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN) através de ação civil pública para que o governo estadual e prefeitura de Natal decretem o fechamento total de no mínimo 15 dias no Estado e na capital potiguar. “Essa medida prejudica demasiadamente toda a população que já está sendo prejudicada. Temos que ver qual a melhor maneira de enfrentar o coronavírus”, posicionou-se.

O encerramento das atividades em áreas de exploração no RN pela Petrobras foi destaque na fala da deputada Isolda Dantas (PT), que lamentou o ocorrido. “Precisamos juntar forças para que possamos reverter as atividades nas plataformas de exploração de petróleo no RN pois isso vai ter fortes consequências nas cadeias produtivas”, analisou. A parlamentar também destacou a necessidade do governo estabelecer barreiras sanitárias em Mossoró. “Continua sendo o centro da crise e essa medida é necessária para que o sistema de saúde não entre em colapso”.

A cidade de Mossoró também preocupa o deputado Coronel Azevedo (PSC). No caso, a precariedade da infraestrutura disponibilizada aos policiais dos dois batalhões de Polícia. “É grave a situação. Além do aumento de homicídios, eles trabalham em um prédio deteriorado, com curto-circuito, vazamentos e situação precária. Sem contar que apenas três oficiais atuam para gerenciar, comandar e administrar todo o 2º batalhão. Normalmente esse serviço seria realizado por 12 oficiais”, alertou.