Brasil tem quase 10% das mortes diárias por Covid-19 registradas em boletim da OMS

Situação só não é mais grave do que nos EUA e no Reino Unido, mostra relatório diário da organização — Foto: Michael Dantas/AFP

Por G1 — Boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) desta quinta-feira (7) registrou 6.539 mortes por Covid-19 no mundo em 24 horas. Desse total, 600 foram confirmadas no Brasil, o que representa 9,17% dos óbitos pela doença do novo coronavírus.

A situação ainda é mais grave nos Estados Unidos, país que, segundo o relatório, registrou 2.499 mortes por Covid-19 em apenas um dia — quase 40% do total diário. Já o Reino Unido confirmou que 649 pessoas morreram. Pelas contas da OMS, o total acumulado de vítimas do novo coronavírus em todo o mundo até esta quinta era de 254.045.

Em relação ao número de casos confirmados em 24 horas, o Brasil registrou 8,3% dos 83.465 diagnósticos de novo coronavírus relatados pelo boletim desta quinta.
Os números se referem aos relatados pelas autoridades de cada país à OMS até as 5h desta quinta (horário de Brasília). De acordo com levantamento do G1 com as secretarias de Saúde estaduais, o Brasil ultrapassou as 8,6 mil mortes.

Preocupação regional

A situação da pandemia em solo brasileiro já preocupa autoridades de países vizinhos. Na quarta, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse que o Brasil representa um risco muito grande para a América do Sul.

“Obviamente que é um risco muito grande. A não ser por dois países, Chile e Equador, o Brasil faz fronteira com toda a América do Sul”, disse Fernández.