Fátima quer isolamento de 60% no RN e vai ampliar decreto

"Nosso foco é em primeiro lugar cuidar da vida e da saúde”, disse — Foto: Everton Dantas

Por Blog do Dina — A governadora Fátima Bezerra afirmou em entrevista exclusiva ao Blog do Dina, concedida neste domingo (3), que o novo decreto que deve ser editado na terça-feira (5) focará em fazer com que as pessoas cumpram as medidas de isolamento social.

Fátima Bezerra afirmou que há comitês montados sobre diversos temas que discutem as ações de enfrentamento à covid-19. Todos eles, disse ela, se submetem ao crivo de um grupo de especialistas que dá pareceres para ela tomar suas decisões.

Ela explicou que são esses comitês a partir dos quais as decisões de isolamento social são tomados e que a orientação, no momento, é para manter as políticas atuais.

“Mesmo esse último comitê é consultivo. O debate é aberto com toda transparência. Houve setores ligados ao comércio que defendiam a liberação do comércio. Eu coloquei que não tínhamos condição de flexibilizar. Respeito a opinião, mas a decisão final cabe à governadora. Nosso foco é em primeiro lugar cuidar da vida e da saúde”, disse ela.

Ao Blog do Dina, a governadora explicou que nos últimos dias, o comitê científico tem apontado a necessidade de atingir isolamento social de 60% – estava pouco acima de 50% no último levantamento. Ao mesmo tempo, é necessário que o plano de contingência desenhado pelo governo seja implementado.

Mas o governo tem tido dificuldades em razão da falta de insumos, assunto que depende do governo federal.

Nos últimos dias, o Blog do Dina tem ouvido atores do setor produtivo e deles ouviido que esperam um plano de ação e sinalização para retomada da economia. Nesse sentido, a reportagem procurou a governadora na manhã deste domingo e lhe enviou mensagem solicitando entrevista, que ela atendeu.

Na ligação, de uma hora e quatro minutos de ligação, Fátima Bezerra foi questionada sobre aspectos econômicos, sanitários e políticos. Falou da relação com o prefeito de Natal, Álvaro Dias, com outros prefeitos, e com os poderes. Também comentou as gestões que tem tentado fazer junto ao governo federal e fez uma revelação surpreendente: ela está preparando ações judiciais contra quem a ataca com fake news.