Igreja leva tanque até a casa de fiel para realizar ‘batismo delivery’ durante a quarentena

Com o uso de uma caixa d'água em cima de uma caminhonete, nova membro da igreja foi batizada na presença apenas do pastor e de familiares — Foto: Oséias Sallazar

Por Christian Rafael, G1 Itapetininga e Região — Uma igreja em Tatuí (SP) tornou possível a vontade de uma mulher em se batizar mesmo durante a quarentena em combate à pandemia do coronavírus. As medidas determinam que igrejas não realizem cultos em seus templos para evitar aglomerações.

E como Walkiria Aparecida Silva Costa não podia ir até a igreja, o pastor Vinicius Armele teve a ideia de levar o tanque batismal até a casa da moradora de Tatuí.

Na Igreja Adventista do Sétimo Dia, o batismo é feito pelo método de imersão, quando a pessoa é totalmente mergulhada nas águas, assim como Jesus Cristo teria feito, segundo a Bíblia, no Rio Jordão.

Para conseguir realizar o batismo, o pastor Vinicius, da igreja do Jardim Wanderley, levou uma caixa d’água na caçamba de uma caminhonete. A cerimônia religiosa contou com a presença apenas dos familiares de Walkiria, que desejava o batismo ainda antes de começar a pandemia.

“Nesse momento de pandemia nossas igrejas estão fechadas, mas os corações continuam abertos. Preferimos não fazer o batismo na igreja para evitarmos problemas e para não dar a entender que estávamos indo contra o governo”, diz o pastor.

“Trazer o tanque batismal foi a melhor solução que encontramos. Assim como a Walkiria, outras pessoas estão tomando a decisão pelo batismo e da mesma forma vamos em suas casas, com a caminhonete e o tanque batismal”, completa Vinicius.

Walkiria frequenta a igreja há dois anos, mas tomou a decisão pelo batismo recentemente. Porém a mulher conta que ficou apreensiva depois que começou a pandemia, achando que não conseguiria se batizar tão cedo.

“Eu decidi que tinha que ser na Semana Santa em uma conversa com Deus. Porém achei que não seria possível, pois as igrejas estão fechadas”, comenta Walkiria.

“Não era o que eu imaginava, afinal eu imaginava batizar na igreja, com meus amigos todos juntos. Mas sei que todos estão juntos em comunhão, em oração, e isso é o que me deixa mais feliz”, afirma Walkiria.

O batismo aconteceu durante a Semana Santa, que segundo o pastor, é um período que muitas pessoas sentem o desejo de se batizar. Depois do batismo de Walkiria, o método de batismo delivery se popularizou, comentou o pastor.

“Aqui na minha igreja os membros deram o nome de Caminhonete da Esperança, afinal você não precisa sair de casa pra encontrar Jesus, Ele vai até você”, conta o pastor, que usou luvas e máscara, assim como Walkiria, para se proteger o máximo possível durante a cerimônia religiosa.