Missas do Domingo de Páscoa são celebradas com igrejas vazias e transmissão pela internet

Com isolamento social, missas de Domingo de Páscoa são celebradas com igrejas vazias e transmissão pela internet no RN — Foto: Douglas Lemos/Inter TV Cabugi

Por G1 RN — O Domingo de Páscoa começou diferente para os fiéis que já estavam habituados a irem à missa logo no início da manhã. Com a determinação de isolamento social por causa do coronavírus, eles não puderam ir às igrejas, mas nem por isso deixaram de acompanhar as celebrações que foram transmitidas pela internet. Durante a semana a Arquidiocese de Natal divulgou as redes sociais de todas as paróquias que fariam a transmissão das missas.

Desde o dia 20 de março as missas no Rio Grande do Norte são celebradas sem a presença de fieis para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, umas das maiores de Natal, a igreja ficou vazia e os bancos foram ocupados por fotos dos fiéis que frequentam a igreja.

Na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Natal, a igreja ficou vazia e os bancos foram ocupados por fotos dos fiéis que frequentam a igreja — Foto: Douglas Lemos/Inter TV Cabugi

“Em 32 anos em que sou padre, nunca pensei que iríamos vivenciar uma Semana Santa do jeito que foi. Foi uma Semana Santa diferente. Mas somos conscientes do que estamos vivendo e acredito que a mensagem de Jesus é o amor”, disse o padre Nunes.

Mesmo com a igreja vazia, a celebração teve todos os tradicionais ritos e foi acompanhada pelos fiéis de casa, através da internet. Para a jornalista Jussara Correia toda a Semana Santa foi vivida de uma forma especial esse ano.

“Foi emocionante por ver o vazio da igreja por saber que em outros momentos a gente estava lá juntos, mas não deixou de ser bonito, não deixou de ser emocionante. Na verdade eu acho que foi uma das semanas santas mais emocionantes que a gente viveu porque pela primeira vez foi assim nessa distância, mas dentro de nós vivendo esse amor e essa alegria da ressurreição e, principalmente, acreditando que se Cristo ressuscitou a morte não tem vitória. Então a gente reza e acredita que isso vai passar porque nós somos vitoriosos, nós estamos aqui pra vencer tudo isso e Jesus está aqui pra nos mostrar esse caminho”, disse.

“As coisas estão diferentes, as celebrações estão diferentes mas Jesus é o mesmo e a força dele é a mesma e existem outras formas de viver essa celebração com o mesmo amor. Essas celebrações a portas fechadas lembram as celebrações dos primeiros cristãos, que, por medo da perseguição, se escondiam pra realizar as missas, partilhar o pão e a palavra. Hoje o “inimigo” é outro. Mas creio que isso vai nos fortalecer enquanto igreja. Vai nos ensinar sobre tolerância, respeito e partilha. A igreja católica e tantas outras religiões que também estão vivendo isso, esse isolamento. Que tudo nos ensine sobre liberdade e respeito, que cada um possa viver sua fé em paz”, concluiu Jussara.

Celebração da missa do Domingo de Páscoa foi transmitida pela internet em Natal — Foto: Douglas Lemos/Inter TV Cabugi