SEMSUR estuda verticalizar cemitério para comportar demanda da covid-19 em Natal

Em caso de óbito por Covid-19, o sepultamento será com a urna lacrada num cemitério público da capital — Foto: José Aldenir/Agora RN

Por Agora RN — A Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (SEMSUR) estuda verticalizar os túmulos do cemitério do Bom Pastor, na zona Oeste da capital, como forma de comportar um eventual aumento de mortes causadas pela covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

O projeto faz parte dos estudos de execuções de projetos para a ampliação do número de vagas. A proposta é de que sejam construídos “gavetários” para comportar a demanda. A técnica permite o melhor aproveitamento de espaços em sepultamentos, já que, nas estruturas verticalizadas, os túmulos são dispostos uns sobre os outros.

Além disso, a SEMSUR suspendeu o acesso aos oito cemitérios públicos de Natal por causa da pandemia de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. A partir de agora, e por tempo indeterminado, só podem entrar nesses locais pessoas que necessitem sepultar familiares. Estão suspensas, portanto, as visitações aos túmulos já existentes. Para evitar aglomerações, os eventuais sepultamentos só poderão ser acompanhados por, no máximo, dez pessoas. “Como protocolo de segurança, os sepultamentos deverão ocorrer de forma ágil e com a maior praticidade possível.

E, em caso de óbito por Covid-19, o mesmo será realizado com a urna lacrada”, complementa a portaria, assinada pelo secretário da SEMSUR, Irapoã Nóbrega.

Natal possui atualmente oito cemitérios públicos cujos nomes aos bairros fazem referência aos bairros onde cada equipamento está instalado.