UFRN prevê produção de 11 mil litros de álcool por mês para abastecer hospitais

Nuplan fará produção de álcool para hospitais e unidades de saúde do RN — Foto: Cícero Oliveira/UFRN/Divulgação

O Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (NUPLAM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) espera começar, nesta semana, a produção mensal de 11 mil litros de álcool 70%, em uma ação de parceria com o Governo do Estado, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O produto deverá ser entregue à Secretaria de Saúde para distribuição aos hospitais e unidades de saúde do estado.

Inicialmente, por falta de matéria prima, a produção deverá se concentrar em álcool líquido. Porém a instituição também está tentando importar o polímero necessário para produção de gel. Os cerca de 130 servidores da unidade deverão atuar no trabalho de diluição e manipulação do álcool, eficaz na desinfecção das mãos e objetos.

De acordo com a vice-diretora do Nuplan, a professora Lourena Mafra, do Departamento de Farmácia, os insumos necessários, como álcool, embalagem e rótulos, estão sendo adquiridos através de doação ou por meio de compra direta partilhada entre a UFRN e o Governo do Estado.

“Estamos nos concentrando em um grande esforço para começar o quanto antes. Já temos álcool, mas também precisamos de outros insumos. Recebemos doações de frascos e agora estamos tentando o transporte deles. Também já solicitamos autorização da Anvisa para realizar os procedimentos”, apontou.