LACEN passa a fazer teste do coronavírus no RN

Testes da Covid-19, causada pelo novo coronavírus — Foto: Carla Cleto/Ascom

Por Igor Jácome, G1 RN — Desde a última sexta-feira (21), quando começou a fazer testes para o novo coronavírus – o Covid-19 – o Laboratório Central do Rio Grande do Norte realizou 63 análises, das quais 11 deram positivo. Com o início dos exames no estado, o tempo estimado para resultado sair caiu de 10 dias para até 72 horas, ou três dias.

A quantidade de kits para fazer o teste, no entanto, é limitada. O estado recebeu 100 do Ministério da Saúde. Restam pouco menos de 40, mas a expectativa é que outras remessas sejam enviadas semanalmente. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) não sabe quando nem quantos novos kits deverão ser enviados.

De 50 exames que seriam encaminhados na sexta passada para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, apenas 25 amostras foram enviadas. Os outros 25 testes estão entre os que foram realizados pelo LACEN. Os resultados dos testes mandados para o Pará ainda são aguardados.

Foi a partir do início dos testes no Rio Grande do Norte, na sexta (23) que o número de confirmações passou a crescer. Até então, havia apenas um caso confirmado por testes realizados no Pará – uma mulher de 24 anos, que já está curada. Das outras 12 confirmações registradas – todas entre sexta (23) e este domingo (22), 11 foram feitas pelo LACEN (17% do total de testes realizados) e uma por um laboratório privado.

Prazos

Até a semana passada, o Rio Grande do Norte não fazia testagem para o novo coronavírus, mas podia fazer testes para outras doenças. O protocolo funcionava da seguinte maneira: o paciente com febre, tosse seca e que viajou ao exterior ou teve contato com pessoas que estiveram em outros países ou tiveram contato com pessoas com suspeita ou infectadas era considerado um caso suspeito e submetido a coleta da amostra laboratorial, encaminhada ao LACEN do RN.

O teste do LACEN mostrava em até 72 horas se o paciente estava infectado com algum vírus respiratório como Influenza A, Influenza B ou H1N1, por exemplo. Em caso de positivo, a infecção por coronavírus era automaticamente descartada. Caso o resultado seja negativo ou inconclusivo, o paciente seguia sendo considerado como suspeito e o material coletado, enviado para análise no IEC, no Pará. Esse envio fazia com que a espera pelo resultado se estendesse por mais de 10 dias.

Agora, quando realiza o teste para outras doenças respiratórias e o resultado dá negativo para elas, o LACEN imediatamente pode realizar o teste para coronavírus. O resultado leva até 72 horas para ser entregue, mas pode ser ainda mais rápido.