Sindicalistas validam reforma da previdência em audiência no Legislativo

As instituições demonstraram apoio ao projeto e se colocaram à disposição do Legislativo — Foto: Eduardo Maia

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu nesta quarta-feira (19) representantes de nove sindicatos e associações de servidores do Estado. Na pauta, a reforma da previdência que está tramitando na Casa. As instituições demonstraram apoio ao projeto e se colocaram à disposição do Legislativo para contribuir com a proposta.

Como representante do grupo, o presidente do SINDIFERN (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN), Fernando Freitas, agradeceu a Ezequiel pela receptividade em tão pouco tempo, já que o projeto chegou a Assembleia há poucos dias. “Viemos aqui para abrir diálogo. Tivemos êxito na negociação com o Governo, e esperamos que o projeto tenha um debate participativo também entre os deputados”, disse.

O promotor Fernando Vasconcelos, presidente da Ampern (Associação do Ministério Público do RN), afirmou que todos no grupo têm a “consciência de que a reforma é algo ruim, mas necessária para o Estado, que servirá para estancar o déficit mensal da previdência”. Ele disse ainda que sua expectativa é que a matéria “não tenha retrocessos no debate na Assembleia, e que as mudanças sejam para melhor”. Fernando Vasconcelos enfatizou ainda que o grupo honrará o acordo firmado com o Estado em apoio ao atual projeto.

Ezequiel também parabenizou o grupo pela dedicação e trabalho dos seus integrantes com o objetivo de melhorar a proposta inicial do Governo. “Pude perceber o avanço que o projeto teve de sua minuta inicial para o que foi enviado até a Assembleia. É uma melhoria que se deu graças ao trabalho de vocês e pela capacidade de diálogo do Governo”. O presidente destacou que a matéria é importante para o RN equilibrar suas finanças e que o Estado corre o risco de ficar sem receber verbas federais caso não aprove a matéria.

Estiveram presentes na reunião representantes da Associação dos Delegados de Polícia Civil (Paoulla Benevides e Gustavo Santana), do Sindicato dos Policiais Civis do RN (Nilton Arruda e Jandir Cortez), da Associação dos Consultores Jurídicos do Tribunal de Contas do RN (Glaucio Torquato), do Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Roberto Fontes e Fernando Freitas), Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (Murillo Machado), Associação do Ministério Público do RN (Fernando Vasconcelos e João Vicente Leite), da Associação dos Procuradores do RN (Nivaldo Brum e Renan Maia), da Associação de Magistrados do RN (Pedro Paulo e Artur Cortez) e de Vinícius de Godeiro Marques, diretor presidente da Associação de Servidores Efetivos da AL.

O encontro ainda contou com as presenças da diretora Legislativa da Assembleia, Tatiana Mendes Cunha, do diretor geral da presidência da Assembleia, Fernando Rezende, e da chefe de Gabinete da Presidência, Larissa Rosado.