Ações e projetos inovadores da UFERSA serão apresentados durante FENECITI em Pau dos Ferros

Feira que acontece em março já é considerada a mais nova feira de negócios do Oeste Potiguar — Foto: Divulgação

Marcada para os dias 6 e 7 de março, no município de Pau dos Ferros-RN, a Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação – FENECITI, além da exposição de novos produtos e serviços da região através de 80 estandes, apresenta também ao público o “Espaço Inovação”, trazendo novidades em pesquisas realizadas por instituições de ensino da cidade de Pau dos Ferros, com destaque para os projetos em apicultura, desenvolvimento de aplicativos, área da saúde e de alimentos.

O campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA em Pau dos Ferros, como uma das apoiadoras da Feira, estará com um leque de possibilidades a serem compartilhadas com o público visitante, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e extensão. “Temos o intuito de aliar a teoria à prática e demonstrar nichos de mercado existentes em nosso estado para discentes, trabalhando junto com a comunidade acadêmica e a população Pauferrense”, explica a coordenadora de extensão, a professora Rafaely Bandeira.

Entre os projetos da UFERSA que serão apresentados aos visitantes durante a FENECITI, estão: I Semana Integrada sobre Mobilidade – I SIM, coordenada pela Profa. Msc. Marília Cavalcanti; Melhoria do Conforto Térmico através de Recursos Naturais, coordenado pela Profa. Dra. Rafaely Angélica F. Bandeira; Robótica Educacional para Aplicação com Pessoas com Deficiências Motoras/Mentais, orientada pelo professor Dr. Francisco Carlos Gurgel; Curso Alohomora English: opening door to knowledge, conduzido pela Profa. Dra. Clecida Maria B. Bessa; Políticas Públicas, Planejamento e Projeto em Arquitetura e Urbanismo no Semiárido Nordestino, do Prof. Msc. Antônio Carlos L. Barbosa; Espaço da Ciência: Interligando Saberes promovendo Inclusão Social, do Prof. Dr. Glaydson Francisco B. de Oliveira; Contribuições para Análise e Dimensionamento de Estruturas em Água Nova – RN, pelo Prof. Dr. Matheus Fernandes A. Silva e Pré-Algoritmos – Ações de Ensino, do Prof. Dr. Reudismam Rolim.

Outras ações e projetos que também entram nesta vasta e relevante lista da Universidade, são: UFERSA e Orquestra Filarmônica Pauferrense: Música, Cultura e ConhecimentoProtótipo de compactador de latas e Competição de Pontes de Palito de Picolé: Ferramenta de Ensino e Aprendizagem, os três coordenados pelo Prof. Dr. Clawsio Rogério C. Sousa; o V Encontro de Computação do Oeste Potiguar, do Prof. Dr. Rodrigo Soares Semente; Núcleo de Incubação Tecnológico e Social, que tem como gerente executivo, o doutor em administração, Paulo Gustavo da Silva; exposição da Parceria de Cooperação Técnica entre o Projeto Verde da UFERSA e o Flor de Mandacaru Ateliê e também com a empresa AGRITECH; apresentação do Grupo de Capoeira Berimbaus do Oeste-GCBO e por fim, a difusão sobre o Banco de Estágio disponibilizado pelo campus. No local, haverá cadastros para empresas que tenham interesse em ofertar vagas de estágios nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Bacharelado em Tecnologia da Informação.

É com base nessa riqueza de pesquisas e ações desempenhadas diariamente, que a UFERSA pretende agregar valores, não somente nos meios universitários, mas ao próprio evento com demonstrações efetivas qualificativas de uma instituição de ensino superior. “Nos últimos meses intensificamos o trabalho de divulgação dos nossos cursos, projetos e pesquisas e, a FENECITI vai, com certeza, nos ajudar a ampliar o contato com a sociedade, empresários e instituições de ensino do Alto Oeste Potiguar”, comenta o diretor da UFERSA Pau dos Ferros, Ricardo Melo.

A FENECITI acontece na Praça de Eventos de Pau dos Ferros. A CDL do município continua com a comercialização dos estandes. Os interessados devem buscar mais informações através do número (84) 3351-2507.

Esta Feira é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a FCDL/RN, CDL de Pau dos Ferros, Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros e Fapern. Conta com o apoio do SEBRAE, Fiern, Fecomércio, AGN, Banco do Nordeste, UnP, UERN, UFERSA e IFRN. Além dos estandes expositores e o Espaço Inovação, o visitante também desfrutará do espaço para entretenimento com shows musicais nos dois dias de feira e início sempre às 22h. Toda a programação é gratuita. Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de tudo: @Feneciti.