Deputado Ubaldo Fernandes promove audiência de alerta para a prevenção ao coronavírus

A audiência pública acontecerá nesta terça (18) no auditório Deputado Cortez Pereira da ALRN — Foto: Eduardo Maia

Nesta terça-feira (18), às 14h, o deputado Ubaldo Fernandes (PL) promoverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa com o tema “Coronavírus e RN: estamos preparados?”. O parlamentar tem chamado a atenção para a questão da prevenção contra a epidemia mundial do coronavírus e com a incidência de casos suspeitos no Brasil.

“Precisamos ter essa preocupação já que o coronavírus se espalha rapidamente pelo mundo. Temos que saber das autoridades quais medidas estão sendo tomadas. O Rio Grande do Norte é vocacionado para o turismo e, se não tivermos o devido controle, a epidemia poderia vir a afetar a saúde da população e a economia norte-rio-grandense”, disse Ubaldo.

O encontro pretende esclarecer sobre o plano estadual de prevenção e combate ao coronavírus e tratar de sua divulgação para a sociedade. Este novo vírus já matou mais de 1600 pessoas na China, onde foi originado e tem maior incidência. No Brasil, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, não há registro do coronavírus e os três casos suspeitos estão concentrados nas regiões Sudeste e Sul, com duas investigações em São Paulo e uma no Rio Grande do Sul. Até agora, 43 casos já foram descartados em todo o Brasil.

A audiência pública nesta terça-feira (18) será no auditório Deputado Cortez Pereira, da Assembleia Legislativa, e deverá reunir especialistas e representantes dos órgãos competentes, inclusive autoridades responsáveis pelos portos e aeroportos do Estado. “Faço esse convite a toda a sociedade para debatermos um tema de fundamental importância e que está em evidência mundial”, observou Ubaldo Fernandes.

Dados do Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil permanece sem registro do novo coronavírus, que já atinge 25 países além da China. Os três casos suspeitos estão concentrados nas regiões Sudeste e Sul, com duas investigações em São Paulo e uma no Rio Grande do Sul. Todas as notificações foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, junto com as autoridades de saúde dos estados e municípios. Esses descartes aconteceram principalmente por causa do resultado positivo para outros vírus respiratórios.

Dados no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, neste domingo (16), um novo boletim sobre a situação do coronavírus no mundo. Segundo o documento, já são 51.857 casos confirmados por exames de laboratório, sendo 51.174 na China. Até agora, mais de 1.700 mortes, sendo um pouco mais de 1660 na China.