“Parnamirim está com pelo menos 10 anos de atraso no debate sobre a revisão do Plano Diretor”

Airene Paiva é um dos que mais batem nessa tecla e chamam a atenção para a urgência da questão — Foto: Divulgação

Por enquanto não há ainda uma perspectiva concreta de que a revisão do Plano Diretor de Parnamirim entre na agenda dos poderes executivo e legislativo do município, mas algumas correntes e lideranças já defendem que esse debate seja aberto o quanto antes. O Tabelião do Segundo Ofício de Notas da Comarca da cidade, Airene Paiva, é um dos que mais batem nessa tecla e chamam a atenção para a urgência da questão.

“Lá atrás, nós tivemos um período importante de crescimento, uns 10 a 15 anos de ascensão, com foco no desenvolvimento econômico, na expansão imobiliária urbana e industrial. Mas o destino nos fez perder nossa maior referência que era o aeroporto em 2014. De lá para cá a cidade perdeu o prumo e não conseguiu recuperar o que vem perdendo ano a ano. Além do próprio equipamento do aeroporto, perdemos indústrias, serviços e esse hoje é o nosso maior desafio, é urgente. Todos precisamos pensar em como fazer pra nossa cidade retomar o caminho do desenvolvimento e não há como fugir da pauta da revisão do Plano Diretor”, destaca Airene.

Para ele outro ponto que reforça essa necessidade é que a cidade ainda guarda o alinhamento para verticalização da construção civil áreas no entorno do aeroporto como se ele continuasse em franca atividade. O tabelião reforça que o equipamento trazia diversos benefícios, mas em contrapartida mantinha algumas travas com as limitações de altura para prédios em bairros como Centro, Liberdade, Primavera, Jardim Planalto, Cajupiranga e Emaús. Todos com potencial, mas travados.

“Nossa legislação que trata das políticas urbanas já nos dá um norte pra isso com a revisão do Plano Diretor a cada dez anos, as atualizações de questões populacionais, do adensamento das áreas, dos eixos de mobilidade, então o crescimento tem que ser feito nesse foco. Ou seja, a discussão sobre o reordenamento do nosso solo é fundamental já que tínhamos uma vocação pra o setor da construção civil, mas temos esse gargalo que amarra nosso crescimento. O pior é que nossos gestores antigos e atuais poderiam ter evitado isso há anos, quando já se sabia que chegaríamos a esse ponto. Enfim, de um argumento não tenho a menor dúvida, a revisão do Plano Diretor de Parnamirim não pode mais esperar, são mais de 10 anos de atraso”, reforça o tabelião.

Para Airene, enquanto não vem a revisão do Plano Diretor, o poder público de Parnamirim pode se voltar para uma alternativa que pode viabilizar um caminho ao menos para uma abertura dessa retomada de crescimento na cidade. “A maior vocação que Parnamirim dispõe em mãos atualmente é o turismo, com praias exuberantes, mas nenhum incentivo ao setor. Aliás quem atua nesse ramo nunca teve a atenção dos nossos gestores como deveria ter. Precisamos ter um olhar diferente para o nosso turismo, por exemplo, com algumas políticas públicas emergenciais, como por exemplo a criação de incentivos à construção de hotéis”, finaliza.

AIRENE PAIVA

Airene é formado em Direito pela UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Foi professor da FAL – Faculdade de Natal. É especialista em Direito Registral Imobiliário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas e é Doutorando em Sociedad Democrática, Estado y Derecho pela Universidad Del País Vasco- UPV – Espanha. É ainda militante do PCdoB há mais de 30 anos, tendo assumido várias funções no Partido em Parnamirim e atualmente é membro da Direção Estadual. Em 2006, ele foi candidato a Deputado Federal.