Prefeitura de Natal decreta estado de alerta após chuvas de 110 mm

Quatro casas foram interditadas após cratera reabrir em rua do bairro Pitimbu, em Natal — Foto: Mariana Rocha/Inter TV Cabugi

Por Douglas Lemos, G1 RN — A Prefeitura de Natal determinou estado de alerta nesta sexta-feira (10) em virtude das chuvas que atingiram a capital na quinta-feira (9). Segundo Paulo Medeiros, secretário municipal de governo, a Prefeitura acionou um plano de contingência e convocou um gabinete de crise que avaliou os estragos das chuvas.

De acordo com o secretário, o plano de contingência da prefeitura foi definido para monitorar a situação de pontos considerados críticos e que sofreram com as chuvas na capital. Ainda segundo informações passadas pelo secretário, a prefeitura tomou conhecimento das chuvas, recebeu demandas, fez avaliações e fechou buracos de forma imediata.

“A gente decretou estado de alerta, deflagrou a utilização do plano de contingência e ainda faremos avaliação de até quando esse estado deve durar”, disse Paulo Medeiros. Em entrevista ao G1, Medeiros afirmou que não há prazo para que esse estado seja finalizado. “O sinal é de que a situação seja normalizada”, disse.

Segundo o prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB), as precipitações chegaram a 110 mm. A Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou 59 mm de chuva entre 7h de quarta (8) e o mesmo horário de quinta.

As chuvas causaram alagamentos e abriram crateras em vários pontos da cidade. Em uma rua do bairro Nova Natal, na Zona Norte da cidade, dois buracos se abriram e um carro chegou a ser engolido.

No viaduto do Baldo, que fica no limite entre os bairros do Alecrim e Cidade Alta, na Zona Leste de Natal, alguns carros ficaram presos no alagamento. Próximo ao local, parte do muro da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) caiu. Postes também caíram e a fiação elétrica ficou comprometida.

Ruas do bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, também ficaram alagadas. A avenida Rio Grande do Norte, que fica próxima a uma lagoa de captação, foi tomada pela água da chuva. Moradores retiravam água das casas.

Apenas durante a manhã de quinta-feira a Defesa Civil de Natal registrou 60 ocorrências segundo a chefe de operações, Fernanda Jucá. Os principais casos foram de abertura de crateras, alagamentos e transbordamentos de lagoas de captação. Os números não levam em conta chamados repetidos sobre o mesmo caso.

Buracos

Parte de uma casa desabou entre a madrugada e manhã desta quinta no bairro Pitimbu, Zona Sul de Natal, após uma cratera voltar a se abrir na Rua Euclides da Cunha.O buraco já havia sido aberto com uma chuva na manhã de quarta-feira (8).

Um aterramento foi realizado pela Prefeitura ainda ao longo do dia, porém a chuva que caiu na cidade nesta quinta-feira (9) levou o material e reabriu a cratera, que ficou ainda maior. A cratera fica em um local próximo a uma lagoa de captação. De acordo com os moradores, os riscos já tinham sido informados ao município, mas nenhuma atitude havia sido tomada, desde então.

Segundo o prefeito Álvaro Dias (MDB), a chuva era imprevista e um comitê de crise foi formado para trabalhar na resolução dos transtornos.