Comerciantes e turistas reclamam de esgoto a céu aberto na orla de Ponta Negra em Natal

Esgoto escorre por viela e chega à calçada da rua Erivan França, na orla da Praia de Ponta Negra, Zona Sul de Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Turistas e comerciantes da Rua Erivan França, que fica na orla de Ponta Negra, Zona Sul de Natal, reclamam de esgoto correndo a céu aberto na calçada. A origem, segundo lojistas, está duas ruas acima do local. Alguns comerciantes dizem que o problema aconteceu em 2019 e voltou a se repetir há 15 dias.

A rua é um dos principais acessos para a praia que tem o Morro do Careca, principal cartão postal da cidade. Segundo comerciantes, o esgoto corre a partir da Rua da Praia e desce por uma viela até chegar à calçada da Rua Erivan França.

O dono de uma loja na mesma calçada onde o esgoto escorre disse que já acionou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) no ano passado. Segundo o rapaz, a CAERN que fez um reparo, mas o problema voltou a acontecer. “Ligamos para o 115, registramos o protocolo e voltou a acontecer esse ano”, disse.

Outro comerciante relatou que o problema é recorrente em alta temporada. “Atrapalha. Os turistas reclamam. Pessoal já ligou, fez vídeo e até agora nada”, comentou.

Fiscais da Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (Arsban) estiveram no local no início da tarde desta quinta-feira (3). De acordo com uma fiscal da Agência, o esgoto a céu aberto é causado por uma sobrecarga no sistema. “Essa obstrução pode ser por inúmeras causas. Pode ser lixo ou ligações clandestinas. Isso precisa ser investigado”, disse.

Representantes do órgão foram ao local e disseram que é necessário uma apuração mais detalhada que envolva a CAERN, Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-estrutura (SEMOV) e a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana). A agente da Arsban informou que o órgão vai enviar um oficio à CAERN para solicitar uma investigação imediata.

Por Inter TV Cabugi