Começa hoje (30) a Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário em Jardim do Seridó

Trata-se de um patrimônio vivo do povo jardinense desde 1863, portanto, há 156 anos. — Foto: Reprodução

A cidade de Jardim do Seridó vivenciará, a partir desta segunda-feira, dia 30 de dezembro, a tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário. A Festa teve sua origem na escravidão e na busca pela liberdade. A programação seguirá até a próxima quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2020. A abertura será às 18 horas com Recitação do Rosário da Virgem Maria na Casa do Rosário.

Em seguida, procissão para a Igreja Matriz com as venerandas imagens de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, onde haverá hasteamento dos Estandartes, palavras de abertura da Festa e Celebração em honra de São Sebastião. Noite dedicada a Irmandade do Rosário da Comunidade Rural Boa Vista dos Negros de Parelhas-RN.

Após a celebração, no pátio da Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo, haverá pavilhão cultural com bazar, apresentação do espetáculo Santuário dos Negros 2019, apresentado e organizado pela Cia de Teatro Belas Artes. Por fim, música ao vivo com Solange Silva.

Festa dos Negros do Rosário

A presença dos grupos de Negros do Rosário (da cidade e os da Boa Vista – município de Parelhas), com seus espontões (bastões enfeitados com fitas coloridas em suas extremidades superiores), tambores, caixas e pífaros, torna a Festa um diferencial. Trata-se de um patrimônio vivo do povo jardinense desde 1863, portanto, há 156 anos.