Escola da Assembleia conclui Especializações em Direito Constitucional e Previdenciário

As pós-graduações certificaram advogados, juízes, servidores da Assembleia, da Justiça Federal e comunidade — Foto: João Gilberto

Mais duas turmas de Especialização foram certificadas na Assembleia Legislativa, por meio da parceria entre Escola da Assembleia e a Justiça Federal e Escola de Magistratura Federal da 5° Região – ESMAFE. As pós-graduações em Direito Previdenciário e Direito Constitucional, foram iniciadas em novembro de 2017 e certificou 84 alunos entre advogados, juízes, servidores da Assembleia Legislativa, da Justiça Federal e comunidade, na manhã desta terça-feira (17).

As aulas aconteceram na modalidade presencial, na sede da Escola da Assembleia, em Natal. Para o diretor geral da ALRN, Augusto Viveiros, o trabalho que a Escola da Assembleia vem desenvolvendo é de excelência e marcado pelo pioneirismo. “A Escola da Assembleia é motivo de orgulho pelo trabalho apresentado e estando em primeiro lugar em números de cursos oferecidos entre seus pares por todo país. Essas especializações acontecem em boa hora, na hora que o Brasil precisa de profissionais que estudem e se aperfeiçoem para defender a democracia”, declarou Augusto Viveiros.

O diretor da Escola da Assembleia, professor João Maria de Lima, afirmou que, somente em 2019, a Escola já ofertou mais de 75 cursos diversos, gratuitos e de capacitação para os servidores da ALRN, de instituições parceiras e da sociedade. João Maria de Lima também afirmou que, além desta duas pós-graduações e que forma concluídas hoje, a Escola tem mais 8 outras especializações em andamento e a expectativa é de ofertar mais 4 turmas distintas em 2020. “Esses números só são possíveis porque contamos com o incentivo e apoio integral do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da ALRN, que entende que servidores preparadores resulta numa melhor prestação de serviço a sociedade potiguar. Por meio de aperfeiçoamento de qualidade, integridade nas ações e educação estamos fazendo a diferença não só no legislativo estadual, mas de todo o RN”, assegura Professor João Maria.

Para o juiz Federal Fabio Luiz de Oliveira Bezerra, diretor da ESMAFE, a parceria com a Assembleia é exitosa. “Nossos projetos são de abertura de mais duas turmas em 2020. É importante disponibilizarmos para os servidores da Justiça Federal e da Assembleia Legislativa essas especializações totalmente gratuitas e como o nível elevado dos professores, principalmente quando temos um baixo índice de desistência e produção acadêmica de alto nível”, disse Fabio Bezerra.

Entre os 84 alunos, a especialização contou com a presença de Cristian Emanoel Oliveira, pessoa com deficiência, e da sua mãe, Nilda de Oliveira, que apoiou e também foi aluna da pós-graduação em Direito Previdenciário. O Juiz federal Carlos Wagner Dias, diretor do Foro da JFRN e curso de pós-graduação em Direito Previdenciário, falou do orgulho de poder ofertar esse curso a Cristian. “A pessoa com deficiência pode chegar onde quiser, só precisa que instituições com as nossas possibilitem a oportunidade”, enfatizou Carlos Wagner.

A advogada Fernanda Santos, formanda do curso de especialização em Direito Constitucional falou de quando surgiu a oportunidade de ingressar na pós-graduação em Direito Constitucional e percebeu o quão grandiosa seria a oportunidade: “Primeiro encarrei uma seleção por meio de um pré-projeto, visto que eu pertencia ao público externo da casa. Após conseguir lograr êxito no ingresso, logo confirmei minhas expectativas, que foram muito além do que esperava. O alto nível do corpo de professores, vindo de todo o Brasil, debates ricos e trabalhos técnicos na área, tudo concluiu para que ao final o resultado se tornasse uma das melhores especializações do Estado. Concluo com muita gratidão e honra por ter tido a oportunidade de estudar com os melhores, com certeza tudo que aprendi irá contribuir muito para minha vida profissional”, concluiu a advogada.

O evento contou ainda com a presença do deputado Hermano Morais, do juiz federal e coordenador do curso de pós-graduação em Direito Constitucional, Hallison Rego Bezerra, da diretora Administrativa e Financeira da Assembleia, Dulcinéa Brandão, do diretor geral da presidência da Casa, Fernando Resende e da Coordenadora Acadêmica da Escola da Assembleia, Kássia Kamilla de Moura.