Vivaldo pede em caráter de urgência que medicação destinada aos pacientes com microcefalia no RN seja reabastecida

O Vigabatrina 500mg é o principal medicamento de combate a essa patologia. — Foto: Assessoria

Foi protocolado pelo deputado Vivaldo Costa (PSD), em caráter de urgência, pedido para que o governo possa garantir o abastecimento da medicação destinada aos pacientes com microcefalia no Rio Grande do Norte.

O requerimento deu entrada no início desta semana, no plenário da Assembleia Legislativa, sendo encaminhada para a governadora Fátima Bezerra (PT) e ao Secretario de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia de Vasconcelos.

O Vigabatrina 500mg é utilizado para o tratamento de pacientes diagnosticados com microcefalia, sendo o principal medicamento de combate a essa patologia. Na hipótese de um novo surto, a rede de abastecimento se encontra fragilizada, já que os últimos processos licitatórios foram sem sucesso.

Vale salientar que uma importante parcela dos diagnósticos em microcefalia está intrinsecamente ligada à infecção congênita pelo zika vírus.

“Além de deputado também sou médico e sei o quanto esta medicação é importante. É necessária a garantia no abastecimento do Vigabatrina 500mg no Estado do Rio Grane do Norte, com a finalidade de um melhor atendimento à população”, defendeu.