Zenaide confirma presença no evento do Senado em Natal que vai relançar duas autoras nordestinas

Evento acontecerá no próximo dia 13 de dezembro, às 9h, na Biblioteca Central da UFRN — Foto: Assessoria.

A senadora Zenaide Maia confirmou presença no evento em homenagem aos 60 anos do livro “O Arado, de Zila Mamede”, que será realizado pelo Senado Federal em parceria com a Fundação José Augusto (FJA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no próximo dia 13 de dezembro, às 9h, na Biblioteca Central da UFRN. O Senado irá lançar a reedição de duas obras marcantes da literatura potiguar e nacional: “O Arado”, de Zila Mamede, e “Opúsculo Humanitário”, de Nísia Floresta.

Zila Mamede (1928-1985), que dá nome à Biblioteca, é paraibana, mas sua trajetória se deu em Natal. Já Nísia Floresta (1810-1885) nasceu a 40 quilômetros da capital potiguar, na antiga cidade de Papari, que hoje leva seu nome.

O livro “O Arado”, de 1959 – completou 60 anos em setembro – teve prefácio de Luís da Câmara Cascudo, e traz 19 poemas de Zila Mamede. Um deles, “Banho Rural”, foi catalogado pelo crítico e curador literário Ítalo Moriconi como um dos cem melhores poemas brasileiros do século 20.

Já “Opúsculo Humanitário”, de 1865, que também será relançado, é o terceiro volume da Coleção Escritoras do Brasil, do Senado, que resgata autoras de vasta produção intelectual entre os séculos 19 e 20 e que não tiveram o merecido reconhecimento, à época, pela condição de gênero. É o caso de Nísia Floresta, considerada a primeira feminista do país, militante pela educação de mulheres, pela causa indígena e contra a escravidão.

Programação – Além da reedição das duas obras, o evento que começa às 9h do dia 13/12 no Campus da UFRN, em Natal, inclui a leitura da “Folha Poética”, com poemas e homenagens à autora, e a apresentação do poeta Marciano Medeiros e de seu cordel “História de Zila Mamede”. Também está prevista participação da cantora paraibana Socorro Lira, que interpreta músicas inspiradas na obra da poetisa.

Evento acontecerá no próximo dia 13 de dezembro, às 9h, na Biblioteca Central da UFRN — Foto: Divulgação.
Evento acontecerá no próximo dia 13 de dezembro, às 9h, na Biblioteca Central da UFRN — Foto: Divulgação.