Ubaldo quer saber quem vai compensar estados e municípios por crime ambiental

Deputado se referiu às manchas de petróleo registradas em 442 pontos do litoral do RN — Foto: João Gilberto

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) questionou, na sessão plenária desta quinta-feira (14), sobre a responsabilização do desastre ambiental que vem atingindo a faixa litorânea dos estados da região Nordeste e alguns de outras regiões do Brasil. Ele se referiu às manchas de petróleo registrados em 442 pontos do litoral do Rio Grande do Norte.

“Precisamos saber quem vai dar compensação aos municípios e ao Governo do Estado”, quis saber Ubaldo, ressaltando que ninguém sabe ainda quais perdas foram comprovadas. “O Governo Federal vai compensar? O Ministério Público Federal avançou na questão da culpabilidade?”, perguntou o parlamentar, que quis saber ainda se multas serão pagas, sugerindo que, caso haja a punição, que os recursos compensem as áreas afetadas. “Sugiro que o Ministério Público Federal reverta as multas para os municípios que tiveram o turismo afetado pelo crime ambiental”, reforçou Ubaldo.

O deputado Hermano Morais aparteou o deputado Ubaldo e reiterou a preocupação com o prejuízo causado a hotéis e pousadas, e à geração de emprego e renda durante a alta estação. “Os pescadores também estão prejudicados já que caiu o consumo de pescado”, afirmou Hermano, que considera importante saber a quem compete indenizar os estados e municípios afetados, e quando serão pagas as possíveis indenizações.