Laços de cooperação: deputados recebem embaixador e prefeito palestinos

O embaixador e o prefeito estão em Natal para atualizar o acordo firmado em 1994 e que instituiu a capital potiguar e Belém como cidades “irmãs” — Foto: João Gilberto.

Os laços de cooperação entre a Palestina e o Rio Grande do Norte foram pautas de uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa, com a presença de parlamentares e do seu embaixador no Brasil, Ibrahim Alzeben, além do prefeito de Belém, Anton Salman. Membros da Mesa Diretora da Casa, os deputados George Sores (PR) e Tomba Farias (PSDB) representaram o legislativo estadual no encontro.

O embaixador e o prefeito estão em Natal para atualizar o acordo firmado em 1994 e que instituiu a capital potiguar e Belém como cidades “irmãs”. Segundo Ibrahim Alzeben, como as duas localidades mudaram bastante ao longo dos últimos 25 anos, faz-se necessário o ajuste. Para ele, esse entendimento passa pelo bom diálogo com “os representantes legais da população”.

Anton Salman destacou em sua fala que o acordo está estruturado em três pilares principais: cultura, juventude e turismo, com destaque para o primeiro deles. “Existe uma comunidade palestina aqui em Natal e essa aproximação nos permite uma melhor compreensão, tanto nossa sobre a cidade, quanto da cidade sobre a Palestina”, afirmou o prefeito da cidade.

George Soares e Tomba Farias ressaltaram a importância do encontro e manifestaram acolhimento ao propósito da visita oficial. “Somos simpáticos ao estreitamento de relações de cumplicidade e de cooperação”, disse George, ao que Tomba complementou: “Para o RN, relacionamentos estreitos e colaborativos são fundamentais”.

A reunião ainda contou com a presença do Diretor-Geral da Assembleia Legislativa, Augusto Carlos Viveiros, do Diretor-Geral da Presidência, Fernando Rezende, e da chefe de gabinete de Presidência, Larissa Rosado, além de representantes da comunidade palestina residente no Rio Grande do Norte: Hanna Safieh e Esam Elali.