Estudantes do Sesi de São Gonçalo fazem visita à Assembleia Legislativa

“É a história do meu Estado que muita gente às vezes não sabe e que a gente consegue se aprofundar”, contou uma das estudantes — Foto: João Gilberto.

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira (23) a visita de uma turma do segundo ano do ensino médio da Escola do Sesi, de São Gonçalo do Amarante. Estudantes na faixa etária de 16 a 18 anos circularam pela Casa, conheceram as instalações, acompanharam parte da sessão ordinária e ouviram a história do legislativo potiguar na passagem pelo Memorial do Legislativo.

“É uma forma de conhecer e se aprimorar sobre o direito de ser cidadão”, disse a professora de Sociologia, Zânia Lobo, que acompanhou a turma. “É a história do meu Estado que muita gente às vezes não sabe e que a gente consegue se aprofundar”, ressaltou a estudante Geovanna Santos (16), durante a visita.

No Memorial, o historiador Fábio Cortez apresentou ao grupo de estudantes um resumo de toda a história da Assembleia nos seus mais de 180 anos. As legislaturas, a evolução política, o coronelismo e o voto feminino, e o primeiro documento da Casa – a Constituição de 1891 – foram relatados pelo historiador aos alunos. Os 30 anos da Constituição Estadual, completados agora em 2019, também foram ressaltados pelo historiador durante a exposição de informações aos estudantes.

Coordenador do Memorial do Legislativo, o jornalista Aluísio Lacerda participou da apresentação aos estudantes, e relatou curiosidades da política do Rio Grande do Norte, como os tempos em que os deputados contavam com apenas uma sessão ordinária por ano, no dia 15 de outubro. Segundo Lacerda, as visitas de estudantes esse ano já superam em 115% todo o registro de visitas do ano passado, demonstrando maior participação da sociedade e proximidade do parlamento com os estudantes.