No Cariri, aplicativo auxilia profissionais da atenção básica sobre sinais do câncer infantojuvenil

A expectativa é de que pelo menos 80% dos profissionais da saúde faça uso da plataforma — Foto: Assessoria.

Quando o assunto é câncer infantojuvenil o diagnóstico precoce aparece como um grande aliado na cura. Diante da importância dessa conscientização a Campanha Ação Infância e Vida promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), em parceria com o Banco do Brasil, apoia diretamente ações realizadas por filiadas em todo país, alertando sobre a importância de identificar sinais do câncer infantojuvenil. Em todas as regiões do país as filiadas à Coniacc desenvolvem ações voltadas para bem estar das crianças assistidas assim como também contribuem para o fortalecimento do diagnóstico precoce.

O Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC), localizado em Barbalha no Ceará, está disponibilizando na Play Store e App Store, o aplicativo para diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil “Amigos da Cura”. A novidade é uma ideia dos colaboradores do Instituto, que perceberam durante algumas capacitações a agentes de saúde a existência de dúvidas sobre informações corretas acerca do sintomas do câncer infantil. A ferramenta foi pensada para auxiliar estes profissionais da atenção básica. No APP são disponibilizadas vídeo aulas e fóruns para informar sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Serão contemplados 45 municípios do Ceará com a novidade. Segundo a gerente de marketing do IACC e uma das idealizadoras do “Amigos da Cura”, Ana Carmem, “há uma expectativa de que pelo menos 80% dos profissionais da saúde façam uso dessa plataforma, e que posteriormente ela se torne uma política pública”. Ela destacou ainda a importância da ferramenta para otimizar o atendimento e facilitar o tratamento precoce do câncer. Serão realizadas capacitações para uso do aplicativo em todos os 45 municípios, através de parceria com as secretarias municipais de saúde. O projeto é financiado com recursos do edital do projeto Ação Infância e Vida do Banco do Brasil em parceria com a CONIACC.

A Ação Infância e Vida é considerada uma das mais importantes do Brasil para a divulgação de informações sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e a realização do diagnóstico. O objetivo desta ação é a arrecadação de recursos financeiros para fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer, formado pelas 50 instituições filiadas da Coniacc.

Na última edição, realizada em 2018, a campanha arrecadou mais de meio milhão de reais, distribuídos entre a Coniacc e as filiadas para projetos voltados à melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes assistidos. Confira mais detalhes da Ação no site bb.com.br/infanciaevida. Para doações em reais você pode transferir qualquer valor utilizando a conta da Coniacc no BB:

Banco: 001

Agência: 2870-3

C/C: 33000-0

CNPJ: 10.807.169/0001-01