Assembleia Legislativa homenageia FAB e celebra o Dia do Aviador

A história e importância da FAB para o país foram destacadas na solenidade — Foto: João Gilberto

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte celebrou a Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Dia do Aviador, celebrado todos os anos no dia 23 de outubro. A sessão solene da manhã desta quarta-feira (16), proposta pelo presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), também comemorou os 78 anos da Aeronáutica no Brasil e os 77 anos da Força no Rio Grande do Norte. A história e importância da FAB para o país foram destacados na solenidade.

“Somos o país dos bravos integrantes da Força Expedicionária Brasileira, da qual a Força Aérea participou com destaque. Hoje, mais de um século depois do primeiro voo do 14 Bis, nos reunimos neste plenário para prestar nossas homenagens a seus destemidos sucessores: os homens e mulheres que dedicam suas vidas à aviação brasileira – civil e militar – transportando, vigiando, protegendo, combatendo, cortando os céus deste imenso país”, destacou Ezequiel Ferreira.

A história e importância da FAB para o país foram destacadas na solenidade — Foto: João Gilberto

A importância do Rio Grande do Norte para a história da aviação foi destacada na fala do comandante da Ala 10 e da Guarnição de Aeronáutica de Natal, brigadeiro do ar, Marcelo Fornasiari Rivero. “É uma alegria e honra estar representando a Força Aérea Brasileira nessa homenagem feita pelo povo do Rio Grande do Norte a nós, soldados do ar. Falar de um sonho, talvez o mais antigo e bonito do ser humano que é voar e conquistar espaços é emocionante. Somos uma Força jovem, porém madura e consciente do nosso papel na sociedade e ficamos muito honrados em receber uma homenagem de um povo que tem tanta importância na nossa história”, destacou.

Também participaram da solenidade, o deputado estadual Coronel Azevedo (PSC), o diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, o coronel engenheiro Fábio Andrade de Almeida, o coronel intendente Elésio Martins Ferreira, chefe do Grupamento de Apoio de Natal, além de representantes das outras forças armadas.

O Dia do Aviador é celebrado no Brasil em 23 de outubro porque foi nessa data, no ano de 1906, que Santos Dumont entrou para a história ao pilotar o 14-Bis pelo céu da França, no que é considerado o primeiro voo da história. Nesta mesma data também é celebrado o Dia da Força Aérea Brasileira.