‘Vida Mais RN’ aborda longevidade saudável e envelhecimento ativo em Natal

Evento acontece nos próximos dias 30 e 31 no Holiday Inn Natal — Foto: Divulgação

Longevidade Saudável. O tema, cada vez mais em evidência quando está em questão o envelhecimento ativo, volta a ser abordado nos próximos dias 30 e 31, das 9h às 19h, no Hotel Holiday Inn Natal, durante a 4ª do Vida Mais RN, evento voltado para o público 50+ e que se consolida num mercado que cresce expressivamente a cada ano.

Em 2018, estiveram no evento, durante os dois dias, 1,2 mil pessoas. A previsão dos organizadores que integram a Argus Eventos é de um incremento em torno de 15% para esta edição. Gustavo Porpino, um dos organizadores do Vida Mais RN, afirma que “existe uma verdadeira revolução demográfica no Brasil, e o crescente avanço da população com idade superior a 50 anos nos impõem relevantes desafios, e também oportunidades na seara econômica”.

De acordo com dados do IBGE – 2018, o país tem um grupo etário de 50 a 90 anos que corresponde a 24% da população, ou seja, 51 milhões de habitantes, e a previsão para 2030 é que essa parcela da população sofra um incremento acima de 37%, chegando a 70 milhões de brasileiros, ou seja, 31% da população. Ainda segundo o IBGE, em 2040, esse grupo será constituído por 86 milhões de brasileiros – 37% da população, e em 2050, alcançará a marca de 98 milhões de pessoas – 42% dos brasileiros.

O Vida Mais RN promete refletir essas projeções otimistas de longevidade. Serão dez momentos no auditório, entre palestras, debates e painéis a cargo de médicos e terapeutas de renome. Antônio Roberto Rocha, também responsável pelo evento, revela que haverá ainda momentos empresariais e apresentações culturais no palco, além de dinâmicas de grupo e oficinas.

“Paralelamente, uma feira de produtos e serviços mostrará lançamentos e novidades para o público acima de 50 anos, que é notoriamente um consumidor em potencial. A interação com o público se dará através de estandes comerciais, módulos com balcões de atendimento e totens com tela em led”, comenta o diretor.

Evento acontece nos próximos dias 30 e 31 no Holiday Inn Natal — Foto: Divulgação

Veja a programação do evento:

Quarta-feira, 30 de outubro

9h – Apresentação do Balé Maturidade, do Sesc Natal

9h30 – Palestra “Envelhecimento Ativo e os Desafios da Longevidade Saudável”

Dr. Juliano Silveira, membro titulado da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, pós-graduado em Distúrbios da Cognição pela Usp, pós-graduado em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

10:30 – Palestra “Amor, Sexo e Idade”

Cristina Hahn, psicóloga clínica e da Saúde, especialista em Gestão de Pessoas, sexóloga clínica, autora dos livros “Nem Tudo, Nem Nada: O Desejo” e “Tempo de Falar”

14h – Palestra “Mais Pessoas Ativas para um Mundo Mais Saudável”

Danielle Mafra, secretária de Esporte e Lazer de Natal, graduada em Educação Física, pós-graduada em Avaliação e Prescrição do Exercício e mestre em Administração.

15h – Momento Empresarial / Institucional

15h15 – Painel “Viver Bem Até os 100”

Moderadora: Juliana Garcia: Jornalista, diretora de conteúdo do Grupo Viver Bem e corredora de rua

17h – Palestra “Avanços, Constatações e Tabus na Prevenção do Câncer”

Dra. Karla Emerenciano, oncologista clínica, MBA em Gestão da Saúde e coordenadora de Experiência do Paciente da Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer

18h – Apresentação cultural

Quinta-feira, 31 de outubro

9h – Painel “Tecnologia em favor da Longevidade”

Moderadora – Silvana Vieira, psicóloga especializada em Terapia Sistêmica de Intervenção Familiar, CEO do Grupo Lar, com foco em Cuidado, Saúde e Gerência Familiar

10h15 – Momento Empresarial / Institucional

10h30 – Palestra “Felicidade x Facilidade: o que Estamos Vivendo no Mundo Atual?”

Dra. Paula Borba, psiquiatra clínica, Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento

14h – Painel “Orientação Financeira e Cuidados Jurídicos para os 50+”

Kinara Falcão, administradora com especialidade em Planejamento Financeiro Pessoal;

Aneliza Gurgel de Medeiros, advogada, pós-graduada em Direito e Jurisdição, atua na área de Direito de Família e Sucessões.

15h15 – Momento Empresarial / Institucional

15h30 – Palestra “Uma Boa Saúde Vascular Melhora sua Qualidade de Vida”

Dra. Liana Berúcia, médica especialista em cirurgia vascular e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – RN

17h – Palestra “Obesidade e Envelhecimento: um Problema de Saúde Emergente”

Dra. Socorro Moraes, médica nutróloga, ginecologista com especialização em Endocrinologia e Geriatria, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde

18h – Apresentação cultural