Nordestina pode ser a pessoa mais velha do mundo

A moradora do Pilar, na Região Metropolitana de Maceió está com 117 anos. Ela teve 22 filhos, 36 netos, 36 bisnetos e 42 tataranetos — Foto: Reprodução/TV Gazeta de Alagoas.

Por OP9 — A identidade da alagoana Josefa Maria da Conceição não deixa dúvidas: ela tem 117 anos e pode entrar no Guinness Book – o Livro dos Recordes – como a pessoa mais velha do mundo. A mulher que desfruta atualmente deste título está no Japão e tem 116 anos. Com um parentesco extenso de filhos, netos, bisnetos e até tataranetos, a moradora do Pilar se aconchega nos carinhos da família que a considera uma guerreira.

Ela nasceu no dia 7 de fevereiro de 1902. Trabalhou como agricultora, embaixo do sol e cortando cana. Mas a exposição a uma vida de muito trabalho e que exigiu dela bastante esforço físico não reduziu a sua expectativa de vida, que, mesmo aos 117 anos, não tem problemas de saúde, exceto por um câncer de pele e baixa visão por causa da idade.

Dona Josefa Maria teve 22 filhos, 32 netos, 36 bisnetos e 42 tataranetos, mas, atualmente, ela mora com dois filhos e é mimada por todos. Eles relembram a infância e adolescência, consideradas sofridas pelos irmãos.

O prefeito do Pilar, Renato Filho (PSDB), entrou em contato com o Guinness Book, mas a ida dos responsáveis pelo livro até a cidade da Região Metropolitana de Maceió custaria US$ 12 mil, o equivalente a R$ 50 mil. O gestor procura uma forma de viabilizar a oportunidade de incluir a cidade em um dos livros mais famosos do mundo.

No dia 9 de março deste ano, a japonesa Kane Tanaka, de 116 anos, foi confirmada como a pessoa mais idosa viva do mundo pelo Livro dos Recordes. Quem tem o título de pessoa mais velha da história é a francesa Jeanne Calment, que morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias.