Orquestra Sinfônica do RN se apresenta na Catedral Metropolitana de Natal nesta terça-feira

Concerto executará a obra Missa da Coroação de Mozart com coros e solistas convidados — Foto: Bruno Martins.

Amanhã é dia de apresentação do VI Concerto Oficial da temporada 2019 do projeto Terças Clássicas, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN. Após passagem, na última sexta-feira (20), pela Paróquia do Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, a OSRN agora desembarca na Catedral Metropolitana de Natal, nesta terça-feira (24), a partir das 19h. O acesso é livre e não será necessária a retirada prévia de ingressos.

Neste mês, a Orquestra rompeu os limites do palco no teatro e levou a música clássica a duas igrejas da capital, convidando alguns solistas e dois corais para as apresentações. Para amanhã, o maestro Linus Lerner repete o emocionante programa executado na sexta-feira.

O programa inclui obras como: a “Abertura da Páscoa Russa” do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov que inclui cantos de igrejas de várias nacionalidades: gregos, búlgaros, ucranianos e russos. Conta com uma convidada especial, a solista soprano lírico do Rio de Janeiro, Paolla Soneghetti, profissional premiada, com participações importantes em festivais, óperas e musicais, dentro e fora do país. Paolla se apresenta nas obras Domine Deus do Gloria, de Antonio Vivaldi, Canção à Lua da Ópera Rusalka, de Antonín Dvorak e Um Bel di Vedremo da ópera Madame Butterfly, de Gioacomo Puccini.

Também será solista, o spalla da OSRN, André Kolodiuk – natalense detentor de uma bagagem musical, com experiências nacionais e internacionais, que irá apresentar ao público, um emocionante solo de violino na obra Meditação da Ópera Thaís, do compositor francês Jules Massenet. Já para a apresentação da obra “Missa da Coroação”, a 15ª missa composta por Mozart no século XVIII, umas das mais populares entre as suas missas, a OSRN convida os solistas Leciana Oliveira (soprano), Franz Ribeiro (Contratenor), César Leonardo (Tenor), José Fernandez (Barítono) e a participação especial do Coral Canto do Povo – regência de Eli Cavalcanti e Coral Harmus – regência de Janilson Batista da Silva.

O programa também traz Intermezzo da ópera Cavaleria Rusticana, de Pietro Mascagni e “Adágio para cordas” do norte-americano Samuel Barber. Escrita em 1936, Adagio é uma peça bastante comovente que tem feito parte da trilha sonora de vários filmes e séries, como no filme Platoon, de Oliver Stone, ganhador de quatro óscares em 1987 que a utilizou como tema.

A temporada 2019 conta com o patrocínio – via incentivo fiscal – da Companhia Energética do RN (Cosern) e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo, da Unimed Natal, Hospital do Coração Natal e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN, Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais e conta ainda com o apoio do Teatro Riachuelo Natal, Opus Promoções, Galeria Fernando Chiriboga, G7 Comunicação, Wish Natal Exclusive Resort e dos Restaurantes: Camarões Potiguar, La Cachette e Poti Restaurante.