Assembleia e Você realiza mais de 35 mil atendimentos na região Seridó

Somente na área da saúde foram ofertados mais de 3 mil consultas — Foto: Reprodução.

Durante os dias 19, 20 e 21 o largo do Tungstênio Hotel, no Centro de Currais Novos, foi tomado de milhares de cidadãos do município e de cidades vizinhas que foram beneficiados com as ações do Programa Assembleia e Você.

“Esse programa foi um verdadeiro presente da Assembleia Legislativa para o povo do Seridó. Há muito tempo a população já necessitava de todos os serviços que estavam sendo oferecidos aqui. Saio daqui muito satisfeita com a qualidade do serviço aqui oferecido”, disse dona Francisca Maria de Souza, 67 anos, que foi ao local em busca dos serviços prestados.

O sentimento de Dona Francisca era compartilhado por milhares de seridoenses que foram beneficiados com algum dos tantos serviços oferecidos, durante os três dias em que Currais Novos sediou a 9ª edição do Programa Assembleia e Você. Mais de 35 mil atendimentos foram realizados nas áreas de saúde, ação social, educação e orientação sobre relações de consumo (Procon), contemplando a população do Seridó.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), o sentimento é de dever cumprido. “O sentimento é de muita gratidão! Encerramos os trabalhos do Assembleia e Você no Seridó, com a certeza de ter contribuído com a população mais carente e de ter proporcionado cidadania através dos mais de 35 mil atendimentos realizados com muita competência e com excelência pelos servidores da Assembleia e pelos mais de 120 voluntários que tornaram essa edição, uma das mais especiais”, disse Ezequiel Ferreira.

Somente na área da saúde foram ofertados mais de 3 mil consultas nas especialidades médicas de cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria, pediatria, otorrinolaringologia, clínica geral, endocrinologia, mastologia, nefrologia e nutrição. Também foram realizados exames de raio-x, além de exames de mamografia, uma parceria com o Grupo Reviver.

“Já precisava fazer uma mamografia há mais de dois anos e não conseguia. Hoje, graças a Deus, fiz o exame e constatamos que está tudo bem. Saio daqui aliviada e muito satisfeita com o atendimento que recebi”, elogiou Maria Daguia dos Santos.

Mais de mil e 300 documentos como carteira de trabalho, RG e CPF foram emitidos durante o evento. E em parceria com o Tribunal de Justiça, foi realizado o casamento coletivo para mais de 175 casais. “Um momento especial para nós que fazemos o Tribunal de Justiça e para esses 175 casais que tiveram a oportunidade de oficializar as suas uniões, numa linda festa, onde celebramos o amor”, comentou o presidente do TJ, desembargador João Rebouças.

Os estudantes das escolas de Currais Novos receberam uma atenção especial no Assembleia e Você. Foram beneficiados com oficinas de pintura, contação de história, espaço de lazer, exposição fotográfica, jogos diversos. O Detran também ofereceu oficina de teatro e pista lúdica, além disso teve orientação bucal, palestras, roda de conversa, circuito psicomotor e cinema.

“Um momento de muito aprendizado para o alunado da nossa cidade. Eles aqui tiveram a oportunidade de ter um dia diferente e de aprender muito. Sem dúvidas uma iniciativa muito positiva”, destacou a educadora Silvana Firmino.

O diretor de Políticas Complementares da Assembleia Legislativa, Ricardo Fonseca, considerou o evento como positivo. “Realizamos um grande evento. Foi uma verdadeira aula de cidadania. Aqui mais de 35 mil atendimentos foram realizados com excelência, sem distinção e, principalmente, com muito respeito ao cidadão que atendeu ao nosso chamado e deixou o Assembleia e Você ainda maior do que ele é”, finalizou Ricardo.