Atividades de nutricionistas ganham relevância na Assembleia Legislativa

Foi a primeira vez que esses profissionais foram homenageados, numa iniciativa do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira — Foto: Eduardo Maia.

Profissionais que contribuem para a promoção da saúde e bem estar das pessoas, propondo uma alimentação saudável e equilibrada, os nutricionistas têm um importante papel na sociedade e receberam homenagem nesta quarta-feira (18) na Assembleia Legislativa, pela passagem do seu dia, comemorado em 31 de agosto. Foi a primeira vez que esses profissionais foram homenageados, numa iniciativa do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira. Entre os homenageados estavam profissionais que contribuíram para que a profissão no Rio Grande do Norte ganhasse ainda mais reconhecimento no decorrer dos anos.

“A homenagem aos nutricionistas é o reconhecimento à dedicação dos profissionais que lançam mão de ferramentas diversas na condução de suas atividades do dia a dia, planejando programas de alimentação para as pessoas, além de ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus pacientes”, afirmou Ezequiel Ferreira.

O deputado frisou que a profissão está entre um dos principais segmentos representativos da sociedade brasileira. Destacou também as principais funções do nutricionista: “Atuam desde área hospitalar, clínica e da saúde pública, onde avalia fatores da cultura de uma região, suas interferências político-sociais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a saúde de uma população através da boa alimentação”.

Na sessão solene, professores da área e membros do conselho da classe também receberam a honraria da Assembleia. Falando em nome dos demais homenageados, Igor Guedes de Medeiros, servidor da Casa, pós-graduado em nutrição clínica, Igor atua como nutricionista clínico do Hospital Antônio Prudente de Natal e delegado do Conselho Regional de Nutricionistas, destacou os desafios da profissão.

“Nosso intuito é mostrar para a sociedade que o nutricionista é o profissional da soberania alimentar, da promoção de políticas públicas que asseguram o Direito humano à Alimentação e Nutrição Adequada (DHANA)”, afirmou. Igor Guedes chamou a atenção dos presentes para o fato da prescrição dietética ser atribuição exclusiva do nutricionista e assegurada por lei. Mas que o seu papel vai muito além de prescrever, organizar, planejar, supervisionar, auditar e coordenar. “O nutricionista é o promotor da saúde por excelência”, disse, citando Hipócrates: “que seu remédio seja o seu alimento e que seu alimento seja o seu remédio”.

O dia 31 de agosto foi a data de fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas, no Rio de Janeiro, em 1949. A intenção da criação dessa associação era a de melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição. Mais tarde, a ABN foi alterada para Federação Brasileira de Nutricionistas, sendo hoje a ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição. O curso de nutrição foi regulamentado como profissão somente no dia 24 de abril de 1967.

Homenageados:
Maria de Fátima Nunes Duarte
Maria Amélia Marques Dantas
Yasmim Brena Moreira de Lima
Igor Guedes de Medeiros
Crislâini Sayonara da Silva Leal
Leilane Heloise Carvalho de Freitas
Vitória Karoline Silva de Sousa
Fabiana de Queiroz Medeiros Telles
Caroline Lira da Nóbrega
Josefa Girlene Ferreira de Morais
Lilian Lins de Moraes Drummond
Rarynna Pricylla Silva da Fônseca
Anna Paula dos Santos Medeiros
Rossana Barbalho Melo de Carvalho
Joyce Samara Marques de Oliveira Araújo
Maria Celia Barbosa de Farias
Cláudia Elenna Galvão Veríssimo Bezerra
Elizângela Maria Costa
Patrícia Borja Florentino
Daniella Ruth Simões de Medeiros
Célia Márcia Medeiros de Morais
Alexandre da Silva Baeta Neves
Rosenaide Paulino de Oliveira
Adriana de Queiroz Xavier
Rosane Maria Diógenes de Abreu