O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação do CEFOR da Câmara dos Deputados — Foto: Assessoria de Comunicação

O projeto Conexão Enem foi levado pelo diretor da Escola da Assembleia, professor João Maria de Lima, e pela servidora Khadidja Dantas a Brasília para ser apresentado, nesta segunda-feira (16), na X Jornada de Pesquisa e Extensão com o tema Legislativo Digital: desafios para potencializar a Democracia. O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados.

O projeto Conexão Enem tem como foco central a exibição de aulas e debates de assuntos pertinentes ao processo ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e desencadeou o artigo levado ao evento. Para o diretor da Escola da Assembleia, professor João Maria, a participação da instituição em um evento desse porte é importante no fortalecimento da educação legislativa.

“O nosso artigo visa mostrar como certas ações de caráter social fazem a diferença, como o Conexão Enem, que começou como um programa na TV Assembleia e após tanto sucesso, passou a ser realizado de forma presencial em diversas regiões do Estado, oferecendo ensino gratuito e de qualidade para estudantes que não podem pagar cursinhos”, explica o professor.

O trabalho foi apresentado na Mesa 3: Educação política e gestão legislativa. No encontro estão sendo discutidas contribuições sobre o impacto do digital no Poder Legislativo, em suas diversas abordagens: direito digital, parlamento aberto, otimização do espaço-tempo (videoconferência, plataformas de participação à distância); gestão pública legislativa; estrutura e funcionamento das casas legislativas, relações interpessoais e interinstitucionais, atividades profissionais no Parlamento.