RN tem crescimento de 1,9% em julho no setor de serviços, diz IBGE

Turismo é a principal área do setor de serviços explorada no Rio Grande do Norte — Foto: Canindé Soares/Cedida

O volume de serviços do Rio Grande do Norte cresceu 1,9% em julho, em relação ao mês anterior, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (12). A variação é superior ao crescimento nacional, que foi de 0,8%.

De acordo com os dados do IBGE, no acumulado do ano o estado potiguar registrou aumento 0,4% em relação ao mesmo período no ano anterior. O levantamento mostra que, se for comparado o mês de julho de 2019 com julho de 2018, o crescimento foi de 3,4%.

Em âmbito nacional, fazendo o mesmo comparativo entre os meses de um ano para o outro, o setor avançou 1,8%. No indicador acumulado de janeiro a julho de 2019, o volume de serviços no Brasil mostrou expansão de 0,8%.

Segundo o IBGE, a taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 0,7% em junho para 0,9% em julho de 2019 assinalou ganho de ritmo no país. Porém, de acordo com o Instituto, ainda não mostra trajetória clara de recuperação, já que em maio chegou a avançar 1,1%.