Um dos fundadores da sigla, Dr. Joanílson anuncia saída do Democracia Cristã

Partido não conseguiu ultrapassar, nas eleições de 2018, a chamada cláusula de barreira — Foto: A Fonte Imagens

Por portal Agora RN — O advogado Joanílson de Paula Rêgo, de 82 anos, anunciou nesta terça-feira, dia 10, que vai se desfiliar do partido Democracia Cristã. O ex-vereador em Natal justificou que sua saída foi motivada principalmente pelo fato de a legenda não ter conseguido ultrapassar, nas eleições de 2018, a chamada cláusula de barreira. Com isso, a sigla deverá perder acesso ao fundo partidário e tempo na propaganda em rádio e televisão, o que tem provocado a saída de vários filiados.

Em carta aberta a José Maria Eymael, presidente nacional do partido, Dr. Joanílson, como é mais conhecido, agradeceu pela convivência política no Democracia Cristã (ex-PSDC) e diz que sentirá saudade. “Saudade daquela presença cordial e solidária, sempre, em termos institucionais, em perfeita coerência e firmeza, diante dos compromissos partidariamente assumidos. Saudade de sua vocação cívica, tão bem visível, em alguns momentos distintos”, escreveu.

O ex-vereador em Natal termina o texto afirmando que espera que seja possível fazer, um dia, “política sem dinheiro público ou privado, apenas com a nossa dedicação e competência, valorizadas por um povo que conseguiu superar o estágio de ignorância política”.

À reportagem do Agora RN, Joanílson de Paula Rêgo declarou que, agora, cumprirá uma espécie de ritual antes de migrar para outra legenda. Ele disse que, inicialmente, irá renunciar aos cargos de direção que ocupa para, “depois, olhar o panorama”. “E, a seguir, iniciar diálogos”, ressaltou.

Principal liderança do Democracia Cristã no Rio Grande do Norte, Joanílson de Paula Rêgo está filiado ao partido desde a fundação, em 1997. Advogado há quase 50 anos, já foi procurador de Justiça e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte.

Em 2018, Joanílson foi candidato a senador no Rio Grande do Norte. Ele terminou a disputa em 9º lugar, após obter pouco mais de 15 mil votos.