STTU é chamada à Câmara para explicar mudanças no trânsito de Natal

Câmara Municipal de Natal convida Elequicina Santos para esclarecer motivações para abertura de novos semáforos pela capital potiguar — Foto: José Aldenir.

Os vereadores da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização da Câmara Municipal de Natal decidiram nesta segunda-feira, 9, convidar a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, para que ela explique recentes alterações realizadas no trânsito da cidade.

O convite é para que Elequicina compareça à Câmara na próxima segunda-feira, 16. “A sugestão foi acatada por todos os vereadores da comissão porque queremos saber o que levou à implantação de novos equipamentos, como semáforos, faixas de pedestres e rotatórias. São mudanças que precisam ser explicadas à população”, pontuou o vereador Maurício Gurgel (PSOL).

Na semana passada, com a justificativa de dar mais segurança para os pedestres, foram iniciados testes com um novo semáforo na avenida Hermes da Fonseca, que é uma das mais importantes e movimentadas da cidade. O equipamento fica entre as ruas Joaquim Fagundes e Alberto Maranhão.

Com a nova travessia de pedestres, o cidadão que anda a pé passou a contar com uma faixa a pouco mais de 170 metros da rua Joaquim Fagundes, num trecho onde há duas paradas de ônibus e estabelecimentos comerciais, e a seguinte a pouco mais de 310 metros.

Outra mudança significativa será o início do funcionamento, nesta terça-feira, 10, de um novo semáforo no cruzamento da avenida Salgado Filho com a rua Auris Coelho, nas imediações da Igreja Universal do Reino de Deus.

Segundo o engenheiro de trânsito Newton Filho, da STTU, o objetivo com a instalação do novo semáforo é permitir que pedestres atravessem a Salgado Filho com mais segurança. “Nós entendemos que a passarela não tem funcionalidade no trecho urbano. Quando tem a passarela, as pessoas tendem a não usar. Acabam quebrando os canteiros para formar uma passagem por baixo”, afirmou em entrevista recente ao Agora RN, se referindo ao pouco uso da passarela sobre a via que existe na altura da Universal.

OUTRAS MUDANÇAS

De acordo com a STTU, todos as faixas de pedestres existentes na avenida Salgado Filho – entre a Igreja Universal e o cruzamento com a avenida Bernardo Vieira – serão deslocadas de posição, permitindo a inserção de tempo exclusivo para pedestre. A medida deve iniciar nesta terça-feira, 10, com a finalização da instalação do semáforo na altura da rua Auris Coelho, onde as faixas já foram pintadas e substituirá a passarela existente no trecho.

Nos cruzamentos da Salgado Filho com as avenidas Amintas Barros, Nascimento de Castro, Antônio Basílio e Bernardo Vieira, a implantação dos tempos para pedestres ainda dependem da finalização das obras de acessibilidade para garantir a circulação segura e confortável das pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência. “Nesses cruzamentos, as faixas serão afastadas das esquinas como ocorre hoje na Avenida Paulista, em São Paulo, permitindo que o conflito existente entre o carro e o pedestre seja extinto”, explicou Walter Pedro.

Os tratamentos visando a segurança do pedestre ocorrerão também nas avenidas Bernardo Vieira, Coronel Estevam, Interventor Mário Câmara, Capitão-Mor Gouveia, Deodoro da Fonseca, Presidente Café Filho e Senhor do Bonfim, além da Rua dos Caicós. Essas vias, somadas as avenidas Hermes da Fonseca e Senador Salgado Filho, são as estão sob administração municipal onde ocorreram mais óbitos de pedestres atropelados entre 2014 e 2018.