O evento marcará o início da campanha Setembro Amarelo e acontecerá no auditório do CREMERN — Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – CREMERN, em parceria com a Sociedade Norte-riograndense de Psiquiatria – ANP, irá lançar o vídeo sobre o tema, além de uma apresentação de trabalho sobre a saúde mental dos médicos. O evento marcará o início da campanha Setembro Amarelo, e acontecerá no auditório do CREMERN a partir das 19h30.

Na oportunidade, o trabalho “Saúde Mental dos Médicos do RN” será apresentado pelos médicos Dra. Wanusia Costa, Dra. Maria Aletsanda e Dr. Nilton S. Formiga. Desde 2014, o Conselho Federal de Medicina – CFM e a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.

DIA MUNDIAL DO SUICÍDIO | SETEMBRO AMARELO

A data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo e prevenir o ato do suicídio, através da adoção de estratégias pelos governos dos países. Todos os anos morrem um milhão de pessoas por suicídio no mundo, algo em torno de 1 morte a cada 40 segundos.

Para a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. Com base nos crescentes números, programas de prevenção ao suicídio foram criados em todo o mundo através da Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio (IASP). No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) realizam durante todo o mês o Setembro Amarelo, com atividades em vários estados que estimulam divulgações sobre a causa.

O evento marcará o início da campanha Setembro Amarelo e acontecerá no auditório do CREMERN — Foto: Divulgação