Ubaldo Fernandes vai a Currais Novos homenagear os 100 Anos da Banda Maestro Santa Rosa

A Sessão Solene proposta por Ubaldo Fernandes acontecerá na Câmara Municipal — Foto: Assessoria.

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) promoverá, na próxima terça-feira (10), uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Currais Novos, para celebrar os 100 Anos de Criação da Banda Musical Maestro Santa Rosa. Esta Banda foi criada pelo Decreto n° 51, de 10 de setembro de 1934, mas sua fundação remonta à 1919, quando o curraisnovense Manoel Pereira de Araújo Santa Rosa retornou à cidade após uma temporada na Bahia e, com recursos próprios, fundou a banda marcial junto a outros 10 músicos.

“Minhas raízes são do Seridó e sou amante da música e da cultura. Sinto-me honrado em poder homenagear uma banda tão importante para a história de Currais Novos”, disse o Deputado. Nesta solenidade, serão homenageados a própria Banda Maestro Santa Rosa, a madrinha Terezinha Soares de Barros Lins, e os músicos (in memoriam) Maestro Francisco das Chagas Bezerra, Geraldo Segundo, Francisco Sérvulo do Nascimento e Milton Souza da Silva. O evento está marcado para às 10h.

A Sessão Solene proposta por Ubaldo Fernandes acontecerá na Câmara Municipal — Foto: Assessoria.

História da Banda

Com a morte do maestro Santa Rosa, em julho de 1935, Currais Novos perdeu sua única banda musical. Alguns prefeitos tentaram retomar a banda, com outra denominação – Banda Marcial de Currais Novos. Mas as novas formações enfrentaram dificuldades, principalmente financeiras. E, em consequência do descaso do poder público, a banda marcial foi esquecida.

Em 10 de setembro de 1984, com o propósito de resgatar a tradição musical do município, o então prefeito José Dantas de Araújo decretou a volta da denominação da banda musical “Maestro Santa Rosa”. Atualmente, a banda possui 23 componentes, com idade entre 11 e 25 anos, dispõe de 17 instrumentos, contando ainda com o arquivo musical e a Escola de Música “Suetônia Batista”, que oferece ensino teórico e prático da cultura musical a 30 menores na faixa etária de 10 a 16 anos.