Assembleia Legislativa homenageia 65 anos do bairro das Rocas

Na ocasião, pessoas que se destacam no desenvolvimento do bairro foram homenageadas — Foto: Eduardo Maia.

Em comemoração aos 65 anos do bairro das Rocas, o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) propôs sessão solene que aconteceu nesta terça-feira (03), no plenário Clóvis Motta, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na ocasião, pessoas que se destacam no desenvolvimento do bairro foram homenageadas, uma delas, foi o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Amaro Sales.

O deputado propositor da sessão solene, Ubaldo Fernandes, discursou sobre a importância do bairro, que, dentre os 12 bairros da zona leste da cidade do Natal, se destaca no contexto social, cultural e econômico da cidade do Natal. “O poder legislativo do RN, através do nosso mandato, fica muito feliz e eu falo com muita emoção e com muito orgulho de estar aqui apresentando ao povo do RN a importância que o bairro das Rocas tem para a cidade do Natal. Em 1985, quando cheguei de Tangará, as Rocas foi o primeiro bairro que me acolheu. Devo muito àquela população. Por isso represento o bairro de 10 anos para cá no cenário político da nossa cidade”, disse.

Em seguida, o parlamentar apresentou um breve histórico do bairro. “Nossa querida Rocas passou a se desenvolver a partir do ano de 1880. Ao falar dos atores que desenvolveram o bairro, não posso esquecer dos pescadores, uma classe que elevou Rocas ao contexto atual. Bem como os portuários e os estivadores que fizeram Rocas ser o que é hoje”, disse.

“A partir de 1906, com a construção do Porto do Natal e da linha ferroviária, começou o apogeu de habitações que vieram se aglutinar perante as 36 ruas que compõem o bairro das Rocas. O bairro cresceu sem um planejamento urbano, mas hoje nós entendemos que é um bairro centenário, porque a criação da cidade do Natal começou na cidade Alta, posteriormente veio a Ribeira e depois o bairro das Rocas”.

O parlamentar também mencionou a figura de Café Filho, que teve a vida dedicada aos sindicatos, foi defensor do movimento de pescadores e se tornou presidente da República. “Foi o único potiguar saído do chão batido das Rocas que se tornou presidente da República e que trouxe obras à comunidade durante o governo dele, como o Hospital dos Pescadores, o prédio do INSS, o canal”, falou.

De acordo com um dos homenageados na sessão solene, o presidente da Fiern, Amaro Sales, falar das Rocas é falar de uma infância. “Cheguei muito jovem nas Rocas. É meu dever agradecer à Assembleia Legislativa e ao deputado Ubaldo Fernandes, que se transformou em um dos melhores filhos da comunidade. A luta de Ubaldo é nutrida pelos interesses das Rocas. Ele é um presente da comunidade à política do Rio Grande do Norte. Rocas é um berço de líderes, de cultura, do samba, de leitura, de trabalho. É a história de Natal e do RN, pela importância dos seus personagens. Rocas merece realmente ser homenageada”.