Ubaldo Fernandes promove Sessão Solene pelo aniversário das Rocas, em Natal

Deputado é o propositor da sessão que celebrará o aniversário de um dos bairros mais antigos da capital potiguar — Foto: Assessoria.

Nesta terça-feira, dia 3 de setembro, o Bairro das Rocas será homenageado pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL). Ele é o propositor de uma Sessão Solene que celebrará o aniversário deste bairro, um dos mais antigos e tradicionais da capital potiguar. A solenidade será às 14h30, no Plenário Deputado Clóvis Motta da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

“Como morador e amante deste bairro, que é tão importante para a história de Natal, não poderia deixar a data passar em branco. Durante todo o mês de setembro, promoveremos eventos no bairro, para que a comunidade e os moradores de outras regiões vivenciem a cultura, a arte e as manifestações locais”, disse o parlamentar.

O Dia do Bairro das Rocas foi instituído no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de Natal pelo Projeto de Lei n° 192/2010, de autoria do então vereador Ubaldo Fernandes. Foi escolhido por ser este o dia em que Café Filho assumiu a Presidência da República, em 1954. O próprio ex-presidente Café Filho foi um dos maiores “canguleiros” – termo usado para identificar moradores das Rocas que tinham o hábito de comer o peixe cangulo.

Segundo a base de dados do Anuário Natal 2017/2018 (SEMURB) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Censos Demográficos 2000 e 2010, o bairro possui 10.334 habitantes estimados, sendo 66,1% destes, na faixa etária de 15 a 64 anos.

Rocas, Cultura e sua História

Um dos bairros mais antigos da cidade de Natal, o bairro das Rocas é rico em Cultura e História. Teve seu início de povoamento em meados de 1880, primeiramente, com o nome de “Ilha de Montenegro”, nome dado pelo ícone potiguar, o historiador Luiz Câmara Cascudo, em 1956. Logo em seguida, devido a quantidade de grupos de pescadores que chegaram à região (1980), a “Ilha de Montenegro” teve seu nome alterado para “Atol das Rocas”, que era bastante famoso para os pescadores devido a sua boa área para a pesca. Segundo o próprio Câmara Cascudo, deu-se o nome pois os pescadores pescavam nas águas do atol e eles denominaram as Rocas como “a morada em terras firmes”.

Em meados de 1893, o bairro começou a receber novos habitantes. Com as obras de melhoramento do porto, os operários começaram a erguer seus ranchos próximos ao local de trabalho. O bairro das Rocas viveu seu desenvolvimento a partir do século XX. Seu maior ponto de progresso aconteceu com a construção da Estrada de Ferro Central. Hoje, o bairro conta com vários pontos de sociabilidade e espaços culturais, como a famosa Feira das Rocas, o Mercado Público das Rocas, as Escolas de Samba, A velha Guarda do Samba, Grupos de Danças e a Igreja da Sagrada Família.

Festa de Aniversário das Rocas

Dia 08 – Missa em Ação de Graças pelo Aniversário do Bairro das Rocas, na Igreja da Sagrada Família, às 19h
Dia 13 – Homenagem aos 22 anos do Jornal Via Leste, na Associação Beneficente e Comunitária das Rocas, às 19h30, na Rua São João de Deus, 102, Rocas
Dia 14 – Casamento Comunitário no Salão Paroquial de Santos Reis, em Santos Reis, às 16h
Dia 20 – Desfile Cívico pelas ruas do Bairro das Rocas, a partir das 15h, com Concentração no Estádio Senador João Câmara
Dia 28 – Encerramento das festividades com Shows gratuitos de Circuito Musical, Igor Dantas e Debinha, a partir das 20h, na R. Pereira Simões, nas Rocas