Bolsonaro sobre indicação de Eduardo: ‘não quero ir para os EUA com uma derrota’

Indicação “será feita na hora certa”, disse o Presidente — Foto: Reprodução.

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (31.ago.2019) que a indicação de seu filho e deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para a Embaixada do Brasil em Washington, nos Estados Unidos, “será feita na hora certa”.

Bolsonaro sinalizou que pode deixar a indicação, que precisa de aval do Senado, para quando voltar de viagem aos Estados Unidos. O presidente irá para Nova York no final de setembro para participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). “Não quero ir para os EUA com uma derrota. Isso pode acontecer”, afirmou.

No início da tarde, o presidente convidou 6 jornalistas que o esperavam na entrada no Quartel General do Exército, em Brasília, para almoçar. Falou com o grupo por cerca de 1h30 durante 1 churrasco com membros do gabinete e familiares. O Poder360 estava presente. A conversa não pôde ser gravada. Leia mais sobre o almoço abaixo.

ABUSO DE AUTORIDADE E RELAÇÃO COM O CONGRESSO

O presidente disse que pretende vetar 9 pontos da lei de abuso de autoridade dos 10 sugeridos pelo ministro Sergio Moro (Justiça). O texto foi aprovado na 4ª feira (28.ago) pela Câmara dos Deputados.

Entre os pontos a serem vetados, o presidente citou o que proíbe o uso de algema quando o preso não oferece resistência à ação policial.

O presidente disse que pontos serão vetados e depois verá “se vai ter alguma retaliação”. Segundo ele, é preciso coibir o abuso de autoridade, “mas não dessa forma”.

Bolsonaro afirmou estar “chateado” com o Congresso após a derrubada do veto ao projeto que endurece a punição para quem divulgar fake news nas eleições.

MAIS ÁREA PARA CANA DE AÇÚCAR

Bolsonaro afirmou também que vai expandir as áreas para plantio de cana-de-açúcar no país.

O presidente disse que atenderá a 1 pedido da ministra Tereza Cristina (Agricultura), mesmo sabendo que a medida causará 1 desgaste sobre o governo.

O ALMOÇO

Bolsonaro convidou 6 jornalistas que o esperavam na entrada no Quartel General do Exército, em Brasília, para almoçar.

Em tom descontraído, falou com o grupo por cerca de 1h30 durante 1 churrasco com membros do gabinete e familiares. A conversa não pôde ser gravada nem anotada.

O presidente respondeu a todas as perguntas feitas pelos jornalistas. Contou que se sente em 1 “cemitério” no Palácio da Alvorada e que prefere “fazer qualquer coisa do que ficar lá”. “Até conversar com vocês, jornalistas”, brincou.

Bolsonaro vestia uma blusa com a logomarca da festa de peão de Barretos e 1 colete à prova de balas.

Parou a conversa em algumas ocasiões para cumprimentar os presentes. Não bebeu. Segundo ele, sua “cota” é de uma latinha de cerveja por mês. “Nunca fui de beber. Mas é o preço que se paga por ter uma esposa boa como a Michelle.”

O presidente chorou ao lembrar das cirurgias pelas quais passou após ter levado uma facada na barriga, em setembro. Disse não acreditar ter sido eleito devido ao episódio. Afirmou também que sente falta de fazer exercícios. “Não dá tempo.”

Eis os temas comentados por Bolsonaro durante o almoço com jornalistas:

Eleições 2020 – o presidente afirma que, no momento, não apoia ninguém para as eleições municipais. “E se alguém usar o meu nome, é mentira”;

João Doria – Foi duramente criticado no almoço. Está “morto” como candidato para 2022, segundo Bolsonaro;

Reforma tributária – não quer CPMF no projeto do governo. Para o presidente, o projeto deve incluir apenas impostos federais;

Moro no STF – Bolsonaro diz não ter prometido uma indicação ao Supremo ao ministro da Justiça –só queria alguém com o “perfil”. Voltou a citar o advogado-geral da União, André Luiz Mendonça, como 1 possível nome “terrivelmente evangélico”;

Ancine – o presidente diz que quer no comando da agência alguém que“tem a Bíblia debaixo do braço”, “joelho marcado de milho” e saiba recitar 200 versículos. “Claro que estou exagerando, mas é a ideia.”

Indulto a policiais – Bolsonaro diz que vai conceder perdão oficial aos policiais que participaram dos massacres de Carandiru e Eldorado de Carajás, além dos envolvidos no sequestro do ônibus 174, no Rio de Janeiro.