Ubaldo Fernandes cobra celeridade na discussão do Plano Diretor de Natal

O pronunciamento aconteceu nesta quinta-feira (29) durante sessão ordinária da ALRN — Foto: Eduardo Maia.

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) cobrou da prefeitura da capital e da Secretaria Municipal Meio Ambiente e Urbanismo, celeridade no debate para a revisão do Plano Diretor de Natal. O pronunciamento aconteceu nesta quinta-feira (29) durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do RN.

“Esse é um tema que mexe com toda a população. É preciso que esse assunto seja tratado com a importância que merece. Tudo que é discutido e decidido nesse plano contribui diretamente com o crescimento da nossa cidade”, disse Ubaldo.

O deputado destacou que vem discutindo veementemente esse assunto e feito críticas construtivas como forma de contribuir para que a revisão do Plano Diretor de Natal cumpra o seu verdadeiro papel, que é permitir que a cidade cresça e esteja pronta para o cidadão natalense.

“O que mais temo é que nessa revisão do plano aconteça o que aconteceu no que está em vigor, que acabou impedindo o crescimento da cidade. Natal pouco cresceu e sim as cidades em torno da capital. Isso por que esse plano que aí está é pouco popular e extremamente burocrático. Não trouxe desenvolvimento para a capital. Isso tem trazido prejuízo à população, a construção civil e automaticamente a redução de empregos”, criticou.

Ubaldo Fernandes solicitou que o Ministério Público convoque a participação popular na discussão do plano, o que, na opinião do deputado, tornará viável e promoverá o desenvolvimento de Natal. “É preciso que esse plano conte com a opinião da população e atenda as necessidades desta. Não podemos permitir que o Plano Diretor atenda a todas as necessidades de todas as categorias, menos do povo”, comentou o parlamentar.

Outro assunto abordado por Ubaldo, durante sessão ordinária, foi sobre a reunião com o secretário estadual de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, ocorrida no último dia 27, na Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa. “Eu confesso que fiquei bastante preocupado com os números que foram apresentados. De acordo com o que ele informou não há recursos para investimentos por parte do Estado”, preocupou-se.

Ubaldo lembrou que faltam recursos para a manutenção das estradas do Rio Grande do Norte. “As estradas do Estado estão precisando de melhorias e não houve nenhuma garantia que esse problema seja solucionado por falta de recursos. As cobranças da população e dos prefeitos estão cada vez maiores e estamos sem respostas. O que é lamentável!”, indignou o deputado.

O deputado Francisco do PT aparteou Ubaldo e parabenizou o deputado pela preocupação do mesmo com a discussão do Plano Diretor de Natal e informou que esteve com o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e que o mesmo teria garantido que, um convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), estaria sendo firmado permitindo o início da Operação Tapa Buracos no RN. “Venho trazer essa notícia. Hoje estive com o diretor do DER e ele me garantiu que os recursos do Detran serão repassados para o DER para recuperação da malha viária do Estado”, disse Francisco do PT.

Finalizando, Ubaldo Fernandes retrucou: “Torcemos que isso ocorra de forma rápida, por que a cobrança do cidadão que está lá no município está cada dia maior. Todas as estradas do Rio Grande do Norte precisam urgentemente. Não dá mais para conviver com essa situação”, finalizou.