PRF resgata 16 aves silvestres mantidas de forma ilegal em Extremoz, RN

Polícia Rodoviária Federal resgatou 16 aves na Grande Natal — Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 16 aves silvestres na tarde desta quinta-feira (8) em quatro residências no distrito de Estivas, no município de Extremoz, na Região Metropolitana. As aves eram mantidas de forma ilegal em cativeiros, segundo a PRF, em casas que ficavam próximas à BR-101 sentido Norte.

O resgate aconteceu após denúncia anônima. Uma equipe da PRF foi ao local e encontrou os pássaros presos em gaiolas. As pessoas identificadas como responsáveis em cada residência foram autuadas com um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Foram encontrados na ação três azulões, dois galos de campina, dois sebites, dois gaturamos, um concriz, um sanhaço, um sabiá, um canário da terra, um curió, um pássaro preto e um papa capim. Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fez o recolhimento dos pássaros.

De acordo com a PRF, todos os animais resgatados pertencem à fauna silvestre regional e esse tipo de criação em cativeiro, sem permissão do órgão ambiental competente, constitui crime contra o Meio Ambiente – que está previsto no artigo 29 da Lei Federal 9605/98. O crime prevê pena de detenção de seis meses a um ano ao infrator, além de multa.