Gleisi Hoffman e Dilma Rousseff devem vir ao RN para Festival esta semana

Petistas devem participar da primeira edição do Festival Elas por Elas une política, arte e gastronomia para debater a participação das mulheres na política brasileira — Foto: Reprodução.

Por Grande Ponto — A primeira edição do Festival Elas por Elas une política, arte e gastronomia para debater a participação das mulheres na política brasileira. Organizado pelas secretarias nacionais de Mulheres e Cultura do PT, o evento será realizado em Natal (RN), entre os dias 02 e 04 de agosto. Até lá, as etapas estaduais estão selecionando representantes de todo país para garantir a diversidade do encontro. Ao longo de todo o mês de julho, cada estado tem realizado a sua própria edição do Festival e definindo sua delegação de mulheres que atuam na música, poesia, dança ou gastronomia local. No RN, ela foi realizada no ultimo dia 13 de julho, no Bardallos Comida e Arte, na Cidade Alta, em Natal.

O Festival Elas por Elas contará com uma feira de arte e gastronomia e apresentações culturais de Marina Lima, Mahmundi As Bahias e a Cozinha Mineira, Barbara Eugênia, Mahmundi, Josyara e muito mais.

Segundo Divaneide Basílio, Secretária de Mulheres do PT/RN e vereadora de Natal, a expectativa do Festival é grande por ser um encontro nacional que vai receber pessoas de todo pais. “Estamos esperando mais de mil mulheres de todas as regiões do Brasil. Será um momento de diversidade. De arte e cultura, como forma de fortalecer o empoderamento das mulheres em vários espaços da vida, além de ser também um espaço de discussão política e visibilidade para nós, mulheres”, disse.

Durante o evento estão sendo aguardadas as presenças da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman, da Secretária Nacional de Mulheres Anne Karolyne, da ex-presidenta Dilma Rousseff, da deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), da deputada Natália Bonavides (PT/RN), bem como da governadora Fátima Bezerra (PT/RN).

O Rio Grande do Norte foi escolhido como palco do encontro por ter sido o único estado do Brasil a eleger uma mulher para o cargo de governadora.

Em breve, divulgaremos a programação completa do Festival.

ELAS POR ELAS

O Elas por Elas é um projeto desenvolvido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT com o intuito de impulsionar a participação de mulheres na política e construir uma plataforma feminista para o Brasil.

O protagonismo das mulheres em lutas políticas e sociais é histórico no entanto, não se reflete na ocupação de espaços de poder e decisão nas instâncias políticas.

O Brasil é um dos piores países do mundo em representatividade de mulheres na política, com uma porcentagem ínfima de 10,7% dessas representantes no parlamento.

O Elas por Elas quer transformar esse cenário em que sobressai a disparidade de gênero, com suporte para que esse despertar das mulheres seja canalizado para a luta por uma sociedade mais justa e democrática.

SERVIÇO

O que? Festival Elas por Elas

Onde? Praça da Árvore – Mirassol, Natal/RN

Quando? De 02 a 04 de agosto

Entrada Gratuita.