Artesanato de associações é destaque na Feira Talentos do Seridó

A feira segue até domingo (28), no Complexo Cultural Ilha de Santana — Foto: Anderson Santos.

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e do Governo Cidadão, está realizando a quinta edição da Feira de Artesanato Talentos do Seridó, dentro da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse), em Caicó. A feira está beneficiando 10 grupos de artesanato da região e cerca de 166 artesãos. A feira segue até domingo (28), no Complexo Cultural Ilha de Santana, e estão sendo comercializados artesanatos característicos do Seridó, como bordados, esculturas, brinquedos de madeira, objetos decorativos, entre outros.

O destaque é o artesanato produzido por associações e clubes de mães que reúne produtos produzidos pelas artesãs associadas. São 10 grupos que beneficiam diretamente cerca de 100 artesãos. Uma dessas associações é da Moradores de Carnaúba dos Dantas, representada pela artesã Joana D’arc. “É uma oportunidade para mostrarmos o trabalhado que é feito pelas mulheres da nossa associação. Uma oportunidade de valorização do nosso trabalho. O espaço disponibilizado é maravilhoso e o movimento está aumentando a cada dia da feira”, contou.

O grupo de artesanato Retalhos das Artes Serrana, de Tenente Laurentino Cruz, possui cerca de 15 membros, que produzem artesanato de tipologias diversas. “É um trabalho diversificado, pois cada membro trabalha com uma tipologia e também naquilo que gosta de fazer. Já temos um nome forte que remete ao artesanato das serras do Seridó. Então, temos que participar de todas as feiras que tivermos a oportunidade”, conta a representante da associação, Maria do Carmo.

O artesão Geraldo Pedro, de Carnaúba dos Dantas, trabalha com artesanato em madeira há 10 anos e sempre participa das feiras viabilizadas pelo Governo. “É um espaço de comercialização muito importante para as vendas dos nossos produtos que estão em estoque. Já vendi várias peças e espero até o final da feira vender metade do material que estou expondo”, disse o artesão.

Famuse

A Feira de Artesanato Talentos do Seridó dentro da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse) já está em sua 36º edição e é organizada pelo Comitê Regional das Associações e Cooperativas de Artesãos do Seridó (CRACAS) e é um evento tradicional realizado dentro da programação da Festa de Sant’Ana em Caicó.

Proarte-RN

O Programa do Artesanato do Estado do Rio Grande do Norte (Proarte-RN) tem a finalidade de fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato potiguar, de forma integrada com o turismo e a cultura, visando à melhoria das condições de vida dos artesãos e preservando os aspectos culturais e ambientais do Estado.

O Proarte também atua na valorização, divulgação e comercialização dos trabalhos realizados por artesãos independentes, associações, cooperativas e grupos de produções dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Atualmente, estão cadastrados no Programa cerca de 9 mil artesãos. Neste primeiro semestre, o Proarte já viabilizou a participação dos artesãos potiguares na 24º edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), no 12º Salão de Artesanato de Brasília e na 20º edição da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte). Em apenas três feiras, os artesãos venderam cerca de R$ 1 milhão.