Sedraf promove I Encontro Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural

O encontro é uma parceria da Sedraf-RN com a Emater-RN e Governo Cidadão — Foto: Assessoria.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) realizou hoje o I Encontro Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), no auditório da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecafes), em Natal. O encontro é uma parceria da Sedraf-RN com a Emater-RN e Governo Cidadão.

Os objetivos do evento foram promover o debate e a interação entre as entidades que oferecem Ater no Rio Grande do Norte, conhecer as perspectivas e desafios da atuação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) no semiárido, como também apresentar a metodologia para a construção da Política Estadual de Ater.

O secretário Alexandre Lima abriu o encontro, apresentando aos participantes a estrutura e objetivos da Sedraf e quais as iniciativas do Estado para a agricultura familiar. Representando a Anater, foi convidado o diretor técnico da agência Benjamin Maranhão.

Já o diretor geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, apresentou aos participantes a metodologia para a elaboração da Política Estadual de Ater, construído a partir da realização de eventos e do debate de eixos temáticos como o Sistema Nacional de Ater, políticas públicas, produção agroecológica e inovações tecnológicas, além de eixos transversais, como mulheres, juventude, índios e quilombolas.

Além da Emater-RN e Governo Cidadão, foram convidadas a Secretaria de Mulheres, Juventude e Direitos Humanos (Semjdh), Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa), Fetarn, Fetraf e MST, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), superintendência estadual do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Incra.

Entre as entidades que prestam assistência técnica e extensão rural privada, participarão a Associação de Orientação às Cooperativas do Nordeste (Assocene), Sertão Verde, Terra Viva, Terra Livre, Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Sustentável (IDS/Cactus), Centro Feminista 8 de Março (CF8), além de instituições de Ater do Crédito Fundiário.