Caminhada Verde reúne profissionais da saúde e população no Parque das Dunas

Ação foi realizada pela campanha Julho Verde, que está em sua 4ª edição no RN — Foto: Elpídio Júnior

Neste sábado (20), a campanha Julho Verde – de combate ao câncer de cabeça e pescoço, promoveu no Parque das Dunas de Natal, mais uma edição da Caminhada Verde. Uma ação realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SBCCP e instituições parceiras, para chamar a atenção da sociedade quanto a relevância do diagnóstico precoce da doença.

O evento reuniu profissionais da saúde, pacientes reabilitados e a sociedade no geral. “Um momento como esse da Caminhada Verde nos permite uma aproximação maior com as pessoas que estão no Parque e que acabam sendo atraídas pelo evento e, por todas as orientações passadas pelos médicos e equipe presentes. A Caminhada também proporciona reencontros com pacientes e seus familiares que superaram a doença e que, hoje, servem de exemplo e de prova de que, quando o diagnóstico é feito precocemente, o tratamento e a cura se tornam possíveis”, explica o. Dr. Luís Eduardo Barbalho de Mello, presidente da SBCCP.

Após a Caminhada, todo o público presente prestigiou o show de Sanderson e Banda, paciente reabilitado após ser acometido com um câncer de boca. “Cinco anos atrás, quando ele chegou ao meu consultório, percebi que tínhamos uma longa batalha, porém com boas chances de cura, justamente por ter sido diagnosticado a tempo de fazermos um tratamento com menos sequelas anatômicas e funcionais”, comenta a fonoaudióloga Carla Afonso.

Sanderson Lima é cantor desde 1996. Há cinco anos, quando estava prestes a fazer uma turnê com a “Crack Stones” pelos Estados Unidos, recebeu a notícia de que estava com câncer. “Quando soube o resultado do exame tive a sensação de que o mundo tinha desabado em mim. Eu e a banda estávamos a poucos dias de embarcar para uma turnê e de repente tudo teve que parar. Enfrentei muitos desafios, mas, durante o tratamento encontrei uma equipe comprometida e responsável que me auxiliou a ultrapassar a doença e hoje, no dia da caminhada, subo ao palco novamente com os meus companheiros de banda para um show muito significativo à minha vida”, declara Sanderson.

O Julho Verde teve início no Rio Grande do Norte no ano 2016. Desde então, vem atuando junto aos profissionais da saúde e sociedade na prevenção e no combate ao câncer de cabeça e pescoço com ações em hospitais da capital e do interior do estado e realização de eventos como o Simpósio Multidisciplinar de Cabeça e Pescoço (em Natal e Caicó) focado na capacitação dos profissionais da saúde que têm a convivência direta com esse tipo de câncer e, a Caminhada Verde. A campanha é coordenada no RN pelo Dr. Luís Eduardo Barbalho de Mello, também presidente da SBCCP.

Até o final do mês, outras atividades serão executadas pelo Julho Verde, como a celebração do Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, no dia 27 de julho e o encerramento da campanha que acontecerá no dia 30, no auditório do Hospital Luiz Antônio.

Ação foi realizada pela campanha Julho Verde, que está em sua 4ª edição no RN — Foto: Elpídio Júnior