Ação é voltada para toda a população e faz da programação do Julho Verde no RN — Foto: Divulgação

“O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê”. Você sabia que são esperados 43 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço, por ano, no Brasil? Esse número foi divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCa) e nos serve de alerta quanto ao alcance dessa doença no país. Para auxiliar no trabalho de conscientização da importância do diagnóstico precoce, desde o início do mês acontece no Rio Grande do Norte, o Julho Verde. E, dando continuidade à programação, a Campanha promove neste sábado (20), a Caminhada Verde, no Parque das Dunas de Natal, a partir das 8h e segue até às 11h. O evento é aberto ao público no geral.

A concentração da Caminhada ocorre às 9h, na entrada do Parque e em seguida tem show com Sanderson e Banda (paciente reabilitado após tratamento de câncer de boca). A ação é mais uma forma encontrada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SBCCP para chamar a atenção da sociedade e para que, juntos, possam mudar o cenário atual no que se refere a doença. Ainda segundo o INCa, são 10 mil mortes ao ano, decorrentes do câncer de laringe e cavidade oral, decorrente do diagnóstico tardio. Se mantenha distante dessas estatísticas. Uma das alternativas é a mudança de hábito, como: alimentação saudável, prática de exercícios físicos, ter uma boa higiene pessoal, cuidados com exposição solar, não fumar, consumir bebida alcoólica com moderação e manter relações sexuais com preservativos. Tais modificações contribuem muito à prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

Com um programa sempre voltado para a informação e o acolhimento com a sociedade e a capacitação dos profissionais da saúde, o Julho Verde vem realizando ação em hospitais, promovendo simpósios para profissionais da área e, agora, chega ao Parque das Dunas com a Caminhada Verde para uma manhã de encontro e diálogos entre equipe médica multidisciplinar, secretárias e a população.

O Julho Verde é coordenado no RN pelo Dr. Luiz Eduardo Barbalho de Mello, presidente da SBCCP. Tem como objetivo orientar a população sobre a prevenção, sintomas e tratamento da doença e a melhor forma de combater o câncer na região do pescoço e cabeça. O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho.

Serviço Caminha Verde

Data: 20 de Julho – das 8h às 11h

Local: Parque das Dunas – Av. Alexandrino de Alencar, s/n – Tirol, Natal