Beto Rosado é o mais faltoso entre os parlamentares do RN na Câmara

Entre reuniões plenárias ou de comissões, o parlamentar potiguar tem 41 ausências em 2019, segundo a Câmara; isso equivale a 30% do total de 135 sessões Por Agora RN — José Aldenir / Agora RN.

Por Agora RN — O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) é o parlamentar mais faltoso da bancada que representa o Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados. Em 2019, segundo informações oficiais da própria Câmara, Beto se ausentou de 30% das reuniões plenárias ou de comissões das quais participa.

 

Cumprindo seu segundo mandato de deputado federal, Beto Rosado é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), a mais importante da Câmara. É no colegiado onde é avaliada a admissibilidade de praticamente todos os projetos que tramitam na Casa. Além da CCJ, Beto é membro suplente da Comissão de Minas e Energia e da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

 

Entre reuniões plenárias ou de comissões, o parlamentar potiguar tem 41 ausências em 2019. Isso equivale a 30% do total de 135 sessões. Das 41 faltas, Beto Rosado justificou 19. Nesses casos, o deputado informou que precisou se ausentar da Câmara por causa de um tratamento de saúde e depois em razão de uma missão autorizada.

 

Procurada para explicar as demais ausências, a assessoria do deputado Beto Rosado não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

 

O segundo mais faltoso da bancada potiguar na Câmara é o deputado Girão Monteiro (PSL). O parlamentar se ausentou de 24% das reuniões plenárias ou de comissões. Diferentemente de Beto Rosado, entretanto, a maioria das faltas (65%) foi justificada. As ausências de Girão foram registradas sobretudo no último mês, quando o deputado precisou se licenciar do mandato para uma cirurgia cardíaca. Ele só deve voltar normalmente às atividades em agosto, após o recesso parlamentar.

 

A lista dos mais ausentes segue na seguinte ordem: Rafael Motta (PSB), Fábio Faria (PSD), Benes Leocádio (PRB), Natália Bonavides (PT) e Walter Alves (MDB).

 

O mais assíduo é o deputado João Maia (PL), que só faltou a apenas duas reuniões, de um total de 130 convocações. O parlamentar é titular da Comissão de Defesa do Consumidor e, desde a semana passada, integra a Comissão Especial que vai analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma tributária.

 

CONFIRA A ASSIDUIDADE:

 

Beto Rosado (Progressistas)

Total presenças: 94

Total faltas: 41 (30%)

 

General Girão (PSL)

Total presenças: 137

Total faltas: 44 (24%)

 

Rafael Motta (PSB)

Total presenças: 104

Total faltas: 26 (20%)

 

Fábio Faria (PSD)

Total presenças: 75

Total faltas: 12 (13%)

 

Benes Leocádio (PRB)

Total presenças: 129

Total faltas: 18 (12%)

 

Natália Bonavides (PT)

Total presenças: 113

Total faltas: 15 (11%)

 

Walter Alves (MDB)

Total presenças: 111

Total faltas: 14 (11%)

 

João Maia (PL)

Total presenças: 128

Total faltas: 2 (1,5%)