Festa termina com 35 feridos, incluindo 8 chifrados

Festa de São Firmino, em Pamplona, no norte da Espanha, chegou ao último dia neste domingo (14), após uma semana de corridas com touros. — Foto: Alvaro Barrientos/AP.

Por G1 — As festividades de São Firmino em Pamplona, no norte da Espanha, terminaram neste domingo (14) com três pessoas chifradas no oitavo e último dia de festejos, elevando para oito o total de pessoas chifradas entre os 35 feridos hospitalizados durante o evento.

Outras centenas de pessoas ficaram levemente feridas. A Cruz Vermelha anunciou que prestou atendimento a 655 pessoas durante a semana, incluindo 504 participantes das corridas.

As festas de São Firmino acontecem de 6 a 14 de julho. São as mais famosas da Espanha e, todos os anos, atraem milhares de turistas do mundo inteiro.

Durante uma semana, todas as manhãs às 8h centenas de pessoas de camisa e calça brancas com lenço e cinto vermelhos tentam chegar o mais próximo possível de seis touros – ladeados por seis novilhos – enquanto percorrem as ruas estreitas da cidade.

O percurso termina na arena onde esses touros são mortos à tarde pelos grandes nomes das touradas.

A corrida ou “encierro” faz a cada ano vários feridos.

Neste domingo, o maior dos seis touros liberados se viu isolado e começou a atacar os corredores em seu caminho. Dois australianos, de 27 e 30 anos – além de um espanhol, de 25 –, foram feridos pelo animal, que pesa meia tonelada, disseram autoridades regionais.

No ano passado, duas pessoas foram chifradas. Desde o início da compilação destes dados, em 1911, pelo menos 16 pessoas morreram nas festividades – o último caso em 2009.

Em 2018, 42 pessoas ficaram feridas, sendo duas chifradas.