Câmara abre sessão para retomar análise de destaques da Previdência, mas suspende em seguida

Ideia é aguardar o quórum necessário para começar votações. Câmara tenta concluir nesta sexta-feira a votação da reforma da Previdência — Foto: Agência Brasil.

Por G1 — A Câmara dos Deputados abriu por volta das 9h55 desta sexta-feira (12) uma sessão para retomar a análise dos destaques da reforma da Previdência e tentar concluir a votação em primeiro turno da proposta. No entanto, a sessão foi suspensa minutos depois, para aguardar a chegada de mais parlamentares ao plenário. Para iniciar uma votação, é preciso que ao menos 257 deputados tenham registrado a presença no painel eletrônico.

A sessão havia sido convocada para as 9h, mas demorou quase uma hora até atingir o quórum mínimo de 51 deputados na Casa. Com esse quórum, é possível fazer debates, mas não votações.

Os trabalhos na Câmara foram interrompidos na madrugada após terem sido aprovadas três mudanças no texto-base da proposta.

Para encerrar o primeiro turno, os deputados precisam ainda analisar ao menos sete destaques, que são sugestões para alterar pontos específicos da proposta.

O plano inicial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), era terminar a votação dos destaques na madrugada. No entanto, o quórum no plenário foi caindo, e Maia achou mais prudente encerrar a sessãopara evitar derrotas que pudessem desidratar a economia prevista com a reforma.