Deputados aprovam prorrogação dos contratos temporários de professores

Matéria permite o Governo do Estado prorrogar excepcionalmente e por um novo período de seis meses — Foto: João Gilberto

Os deputados estaduais aprovaram nesta quinta-feira (4), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa, a matéria que permite o Governo do Estado prorrogar excepcionalmente e por um novo período de seis meses, a contratação temporária de professores da Educação Profissional na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.

Durante a sessão o deputado Francisco do PT fez uma defesa oral do projeto. “Essa matéria se tornou emergencial em virtude dos contratos com os professores estarem se encerrando agora em agosto, não havendo tempo hábil para realização de um novo processo seletivo ou um concurso público para a categoria”, justificou.

Com a aprovação da matéria, por parte dos deputados estaduais, o Poder Executivo fica autorizado a prorrogar, excepcionalmente, até a finalização do ano letivo de 2019, as contratações temporárias celebradas com fundamento no art. 1° §1°, IV, da Lei Estadual n° 9.353, de 24 de janeiro de 2017, decorrentes do Edital Simplificado para Contratação Temporária n° 01/2017 – GS/SEEC/RN, para atender á necessidade temporária de excepcional interesse público em razão da efetivação da Educação Profissional nas Escolas e nos Centros Estaduais de Educação Profissional do Rio Grande do Norte.

A matéria foi aprovada com uma Emenda do deputado Sandro Pimentel (PSOL), onde o governo do Estado se compromete a fazer um concurso público e não mais prorrogar a contratação temporária de professores.