Assembleia Legislativa homenageia pescadores em Areia Branca

Solenidade foi proposta pelo deputado Souza que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro e Aquícola do RN — Foto: Eduardo Maia

A Assembleia Legislativa realizou nesta terça-feira (2), na cidade de Areia Branca, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Pescador, comemorado em 29 de junho. A solenidade foi proposta pelo deputado Souza (PHS), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro e Aquícola do Rio Grande do Norte.

“Sinto-me honrado em realizar essa sessão solene homenageando um dos principais atores dessa atividade tão estratégica e essencial para economia do nosso Brasil, do nosso Estado e de modo especial para região da Costa Branca, a classe dos nossos pescadores artesanais”, disse o parlamentar ressaltando a importância da pesca para a economia.

Para Souza, essa é uma das atividades mais antiga da humanidade. “Bem sabemos que ser pescador não é apenas colocar o barco no mar e ir atrás de pesca, é ser antes um estudioso, um sábio do mar. Um conhecedor da natureza, das marés, das fases da lua. É ser paciente, perspicaz, é saber o tempo, o movimento do mar, e ter a persistência para passar horas e horas mar adentro, e saber o momento certo que o peixe vai fisgar a isca”, disse ele.

O parlamentar saudou a governadora Fátima Bezerra (PT) por desde o início do seu mandato apresentar gestos concretos de reconhecimento da importância da pesca para o Rio Grande do Norte, quando desburocratizou o programa do óleo diesel.

A presidente da colônia dos pescadores de Tibau, Maria do Rosário de Souza, falou em nome dos homenageados. “Me sinto honrada em estar aqui e receber essa homenagem estendida a todos os pescadores e marisqueira do Brasil. Esse setor é um dos mais sofridos e ter quem olhe por nós, nos deixa felizes”, declarou Maria do Rosário.

A solenidade contou com a participação de vários pescadores e familiares que lotaram o plenário da Câmara Municipal de Areia Branca, além da presença do diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do RN, Caramuru Paiva, representando a governadora do Estado; o superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do RN, Roberto Carlos Razera Papa; o presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, vereador Duarte Júnior; capitão da Agência da Capitania dos Portos de Areia Branca, Tenente Pedro Guedes da Silva Filho; o presidente da colônia dos pescadores de Areia Branca, Francisco Antônio Bezerra; o prefeito de Porto do Mangue, Hipoliton Sael Holanda; a vice-prefeita de Tibau, Lidiane Marques da Costa; o vice-prefeito de Upanema, Anísio Júnior e a presidente da colônia de pesca de Tibau, Maria do Rosário de Souza.

Homenageados

Francisco Alves da Silva, Francisco Genésio da Silva, Francisco José Rebouças, Francisco Neri da Silva, Francisco Sales de Avelino, José Ribeiro de Souza, José Taveira Maciel, Maria do Rosário de Souza, Marluce Rodrigues Azevedo e Valderino Francisco das Chagas.

Solenidade foi proposta pelo deputado Souza que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro e Aquícola do RN — Foto: Eduardo Maia